Os deputados da 20ª Legislatura e mais de 2 mil convidados testemunharam um marco histórico na última quarta-feira (5): a comemoração dos 190 anos da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), instalada oficialmente em 2 de fevereiro de 1835. O ato solene no Memorial da América Latina, símbolo da integração continental e da luta democrática, realçou a Casa do Povo Paulista como um dos pilares mais longevos e robustos da democracia brasileira.
No discurso de abertura, o presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL), enfatizou a relevância histórica e política do órgão que, ao longo dos 190 anos, permaneceu firme em sua missão de representar a vontade do povo. “A Assembleia é mais que um local físico ou um conjunto de leis. É a Casa do Povo onde vozes são ouvidas, ideias trocadas e os desafios de São Paulo, resolvidos”, declarou.
Em outro trecho do discurso, André do Prado ressaltou a diversidade social que hoje se reflete na pluralidade do Parlamento. “São Paulo é pilar do progresso econômico e social do Brasil e nossa Assembleia tem papel importante nessa construção, sendo a voz de milhões de paulistas e garantindo que suas demandas sejam transformadas em políticas públicas.”
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) destacou a representatividade popular e a promoção de justiça social como marcas institucionais que fazem da Alesp uma Casa legislativa de excelência. “É uma grande responsabilidade representar um estado que, se fosse um país, seria o terceiro maior PIB [Produto Interno Bruto] da América Latina”, comparou o chefe do Executivo paulista. Ele mencionou que São Paulo abriga 22% da população brasileira e produz um terço de toda a riqueza nacional.
Tarcísio atribuiu a longevidade da Alesp ao “esforço e profissionalismo” dos parlamentares que, de uma legislatura para outra, têm priorizado os interesses do povo paulista. “Como numa corrida de revezamento, cada um recebe o bastão, tenta correr o melhor que pode para passar de uma forma diferente e melhor do que recebeu. Esse é o segredo da perenidade da Assembleia Legislativa de São Paulo”, comparou. “Uma Assembleia que lida bem com a divergência, consegue construir consenso e levar debates de alto nível”, concluiu.
O deputado André do Prado concluiu o evento mirando o futuro ao destacar a necessidade de alinhar o legado parlamentar recebido até aqui com as novas demandas da sociedade. “Mais do que nunca precisamos enfrentar uma realidade dinâmica em que a inovação, a sustentabilidade e a justiça social devem orientar nossas ações”, frisou. “Que esta data inspire todos a continuar trabalhando sempre em benefício da população paulista”, completou, recordando a grandeza do Legislativo paulista, maior Parlamento estadual da América Latina em número de representantes do povo, 94 titulares com mandato eletivo.