Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Saúde de Suzano define novo planejamento para nebulização contra o Aedes aegypti

Trabalhos ocorrem atualmente no Jardim Nena e serão concluídos até esta quarta-feira (27/03); em seguida, atividades avançam para região norte e demais bairros
Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, avança com os trabalhos de nebulização que visam combater a disseminação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O cronograma de bairros a serem atendidos já foi definido pelas equipes do Setor de Controle de Zoonoses com passagem pelo Jardim Imperador na última segunda-feira (25/03) e pelo Jardim Nena nesta quarta-feira (27/03).

Com a conclusão dos trabalhos nestes dois bairros, as equipes da pasta vão atuar a partir desta quinta-feira (28/03) no Miguel Badra e, em seguida, na Vila Maria De Maggi, Vila Maluf, Tabamarajoara, Jardim Leblon, Chácara Ceres, Vila Helena, Parque Alvorada, Jardim São Bernardino, Jardim Graziela e Cidade Boa Vista, sem interrupção, inclusive no feriado.

Dois carros nebulizadores estão sendo utilizados para realizar o combate ao Aedes aegypti. Por conta da circulação dos veículos com a névoa de inseticida, as equipes orientam que os moradores deixem portas e janelas abertas, assim, o produto liberado poderá entrar nas residências e atingir os pontos mais difíceis como frestas, cantos de parede e criadouros, locais onde a fêmea do mosquito, responsável pela transmissão, pode ser encontrada.

Os veículos costumam circular entre 18 horas e 20h30. A nebulização tem sido intensificada por conta do índice pluviométrico e pela consequente procriação dos vetores. Bairros como Jardim Varan, Vila Amorim, Jardim Maitê, Jardim Revista, Jardim Monte Cristo, Vila Urupês e Jardim Luella já receberam os trabalhos.

A coordenadora do Setor de Controle de Zoonoses, Priscila Arap, pediu para que a população colabore com as ações das equipes:

“É importante que os moradores mantenham a casa aberta para que a ação seja realmente efetiva. Além da nebulização, as equipes também vão orientar os munícipes acerca dos cuidados a serem adotados para evitar focos do mosquito. Por isso, a comunicação entre a Saúde e o munícipe será muito importante neste processo”, afirmou Priscila.

Demais ações

A cidade segue em “Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico” desde 14 de fevereiro, quando foi publicado o Decreto nº 10.019 na Imprensa Oficial. Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Suzano completa dois meses realizando ações contínuas.

Além do uso do nebulizador nas ruas, a administração municipal aderiu ao “Aedes do Bem”, instalando 90 caixas em vários pontos do Jardim Varan, em parceria com a empresa Prime Soluções Ambientais, por meio da tecnologia Oxitec. Os equipamentos contêm ovos de mosquitos machos autolimitantes que não picam e não transmitem doenças e são utilizados com o objetivo de diminuir a população de Aedes aegypti local por meio do cruzamento com as fêmeas, que são responsáveis pela transmissão.

Em 20 de fevereiro, a prefeitura deu início à vacinação contra a dengue nos 24 postos da rede pública municipal. As 8.409 doses do imunizante QDenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma, foram retiradas um dia antes (19/02), no Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado em Mogi das Cruzes, dando a largada para a campanha de imunização de crianças de 10 e 11 anos. Em 11 de março, a Secretaria de Saúde ampliou a vacinação a adolescentes de 12 a 14 anos.

O secretário Diego Ferreira destacou que a pasta tem se concentrado em ampliar as ações de prevenção à dengue nos quatro cantos da cidade e alertou a população para que siga adotando os cuidados para evitar focos do mosquito:

“É primordial que, mesmo com todas as atividades realizadas pela Saúde, as pessoas não relaxem. Precisamos mitigar a disseminação do Aedes aegypti para que consigamos controlar a dengue. Estamos tendo dias chuvosos, então todo o cuidado é pouco neste momento”, pontuou.
Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade