24/04/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Criminosos foram encaminhados ao Distrito Policial Central de Itaquaquecetuba
Nenhum senador se manifestou contra o fim da reeleição na CCJ
A lista de estudantes aprovados na primeira chamada para o primeiro semestre está disponível no portal do Provão Paulista
O SISAR foi instalado na Vila Cristina, área mapeada pela Defesa Civil como de risco geológico
A obra de arte, no formato de árvore, está instalada dentro e ao redor da escola, ocupando 1.200 m²

Saúde de Itaquá marca presença em congresso estadual e tem projeto selecionado para mostra nacional

Comitiva contou com 20 profissionais da cidade no 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Além de Itaquá, outros 42 projetos foram selecionados para a etapa nacional
Além de Itaquá, outros 42 projetos foram selecionados para a etapa nacional - Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba teve participação de destaque no 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado em Santos/SP. Com a presença de uma comitiva composta por 20 profissionais da pasta, o município apresentou suas iniciativas e contribuiu com os debates sobre a saúde pública no estado.

Durante o evento, a cidade foi selecionada na 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, promovida pelo COSEMS/SP, com o projeto “Protocolo intersetorial para manejo da violência infantil em Itaquaquecetuba”. A iniciativa foi escolhida entre 2.141 trabalhos inscritos para representar o estado na Mostra Nacional de Experiências Exitosas, que será realizada em junho. Além de Itaquá, outros 42 projetos foram selecionados para a etapa nacional.

A proposta do município se destacou pela articulação da rede de proteção à infância, com ações integradas que fortalecem o enfrentamento à violência. “A proposta nasceu da percepção da vulnerabilidade de crianças e adolescentes, especialmente em situações de violência, muitas vezes camufladas e subnotificadas. Com o CSI (Centro de Saúde Infantil), Itaquá passou a ter maior capacidade de identificação e acolhimento das vítimas”, explicou o secretário de Saúde, Gabriel Rocha.

A partir dessa necessidade, foi criado um protocolo intersetorial envolvendo saúde, assistência social, segurança pública e justiça, com foco na proteção integral e no respeito aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. O protocolo inclui fluxos de atendimento estruturados, descentralização da PEP (Profilaxia Pós-Exposição) infantil para o CSI e capacitação dos profissionais envolvidos. O objetivo é garantir resposta rápida, humanizada e eficaz aos casos identificados.

“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, priorizando nossas crianças e fortalecendo uma rede de proteção que atua de forma conjunta e eficaz”, destacou o prefeito Eduardo Boigues (PL).

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 13150