Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Processo de leitura – A sua criança ou jovem concluiu este processo?

Neste processo o profissional precisa ter cuidado, ser atencioso, pois há casos em que o intensivo de fluxo de leitura não é o melhor caminho

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Olá, eu Sou Adriana Magalhães, Neuropsicopedagoga e quero deixar esta reflexão a você mamãe, papai, professor e todos os envolvidos no processo de alfabetização da criança/jovem.

A minha criança ou jovem tem fluência de leitura? Será que o processo de leitura e o domínio desta, foi concluído com êxito?

Muito diferente do que se pensa, o processo de leitura não está concluído quando a criança consegue ler, mas sim quando a pessoa tem domínio sobre o ato de ler. E isto se dá quando adquire fluência, quando domina: o que lê, onde lê, como lê e como armazena e faz uso deste domínio.

Se uma criança ou jovem lê silabando, não concluiu o processo.

Se uma criança ou jovem lê trocando palavras ou transformando palavras, tem problema de regulação.

Se a criança ou jovem: lê saltando palavras, não conclui a frase, necessita reler e se perde no meio desta, tem baixa regulação de leitura, tem prejuízo na velocidade do processamento e consequentemente terá um rendimento escolar, e na vida, muito menor do que sua real capacidade, e uma das causas é por não ter concluído como esperado este processo.

E digo mais, quem não é fluente tem tendência a ser hiperativo.

Há solução?

Claro que sim! Esta criança ou este jovem precisa ser avaliada(o) para entendermos onde é necessário intervir, onde é necessário estimular.

Neste processo o profissional precisa ter cuidado, ser atencioso, pois há casos em que o intensivo de fluxo de leitura não é o melhor caminho.

Diante disto, se a criança ou o jovem não tem fluência na leitura é aconselhável procurar um neuropsicopedagogo, pois este profissional irá investigar por meio de uma avaliação neuropsicopedagógica as causas desta má aquisição e por meio de estímulos e intervenções, regular este processo.

Gostou da informação?

Quer saber mais sobre este ou outro assunto da aprendizagem da sua criança? Mande uma mensagem sugerindo o tema que terei prazer em trazer aqui neste espaço.

“Sem sonho, não vivemos. Sem fé, nada esperamos. A esperança nos move para a realização da vida.”

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colaboradora na Gazeta Regional com textos informativos, dicas e sugestões sobre o neuro desenvolvimento. Formada em Pedagogia pela UBC, é especialista em Neuropsicopedagogia, Intervenção ABA para TEA, Educação Especial, Terapia Cognitiva Comportamental. Atende crianças e adolescentes com ou sem diagnóstico de transtorno. Palestrante. Contista com participação em podcast, poetisa com textos publicados em 6 antologias, pesquisadora na Revista Internacional The Bard.

Reportagens - 3
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade