Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Novos casos de câncer de mama, colo de útero e próstata são informados em audiência na Câmara de Suzano

A reunião tinha por objetivo fazer a prestação de contas das campanhas preventivas Outubro Rosa e Novembro Azul, realizadas pela Secretaria de Saúde
A atividade foi comandada pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, vereador Rogerio Castilho (PSB) I Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Em audiência na Câmara de Suzano realizada ontem (26), a diretora de Atenção à Saúde, Cinthia Steffens Watanabe, destacou o registro dos novos casos de câncer de mama, de colo de útero e de próstata registrados no município em 2024. A reunião tinha por objetivo fazer a prestação de contas das campanhas preventivas Outubro Rosa e Novembro Azul, realizadas pela Secretaria de Saúde.

A atividade foi comandada pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, vereador Rogerio Castilho (PSB), e contou com as presenças dos parlamentares Artur Takayama (PL); Marcel Pereira da Silva (PRD), o Marcel da ONG; Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; e Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus.

Números

De acordo com a diretora, até o momento foram registrados em Suzano 53 novos casos de câncer de colo de útero, 59 de câncer de mama e 75 de câncer de próstata. “Gostaria de reforçar o convite para toda a população para que faça os exames preventivos. Toda a rede de saúde está à disposição não somente nestes meses de outubro e novembro, mas todos os dias”, afirmou. “Os casos têm que ser vistos no início”, reforçou, para que tenham chances de cura.

A apresentação foi feita pela coordenadora de Atenção Básica, Regislaine Gonçalves, que falou sobre as ações preventivas realizadas ao longo do ano pela Secretaria de Saúde, com ênfase nos meses em que são feitas as campanhas Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero, e Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata.

Ela informou que a média mensal de realização de exames de Papanicolau é de 1.119, e que em outubro houve um aumento de 35%. Já de mamografia, por mês são realizados em média 594 exames, sendo que em outubro houve um acréscimo de 117%. Em relação ao número de exames PSA (para detecção de câncer de próstata), a média por mês é de 1.509, sendo que em novembro o crescimento foi de 27%, e a realização de ultrassons de próstata é de 21 ao mês, tendo havido um acréscimo de 461% neste mês.

Vereadores

O vereador Lázaro de Jesus pediu mais divulgação da Carreta da Mamografia. “Seria bom divulgar para os vereadores, onde está, em qual bairro, para orientar os munícipes.”

Já Artur Takayama pediu que seja melhor divulgado o horário estendido da Unidade de Saúde Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII, na área central, que em setembro passou a atender das 7 às 19 horas, inclusive aos sábados.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 12347