Candidata a prefeita pela coligação “Compromisso e Amor por Mogi”, Mara Bertaiolli (PL) traz em sua bagagem mais de 20 anos de dedicação à vida pública e oito anos de experiência na Prefeitura de Mogi das Cruzes. Professora, pedagoga e empreendedora, ela concorre ao cargo ao lado do biomédico e ex-secretário de Saúde, Téo Cusatis (PSD), vice em sua chapa.
Mara acompanhou de perto os projetos e investimentos implementados pela gestão municipal, especialmente no distrito de Jundiapeba, área com a qual possui forte ligação. Ela relembra que, além de atuar diretamente na Prefeitura, acompanhou o marido, o ex-prefeito Marco Bertaiolli durante toda sua trajetória política, desde os tempos de vereador até os cargos de deputado estadual e federal. “Estou casada com o Marco há 25 anos e estive junto com ele em toda a sua trajetória”, acentua a candidata.
Durante a gestão de 2009 a 2016, Mara Bertaiolli esteve envolvida nas ações que trouxeram melhorias para Jundiapeba, como a instalação da Unica Especialidades, que oferecia atendimento médico especializado, cirurgias e exames, além de acolhimento à população. No mesmo espaço, foi implementado o Pró-Hiper, com atividades físicas para idosos, incluindo a primeira piscina aquecida em um equipamento público no distrito.
Mara também destaca o pioneirismo da educação em tempo integral, que teve início em Jundiapeba, na Escola Municipal Mário Portes. “Sempre defendemos que a educação transforma vidas e oferece a oportunidade de um mundo melhor”, pontua, mencionando que a filosofia da época era garantir que “lugar de criança é na escola, e não na rua”.
A candidata também relembra que, entre 2009 e 2016, a gestão municipal construiu 12 creches/escolas em Jundiapeba, dois Centros Municipais de Programas Educacionais (Cempres), a Praça da Liberdade, dois ginásios de esporte, além de melhorias como a pavimentação de ruas, implantação de redes de água e esgoto, e a unidade do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). “Fizemos muito por Jundiapeba e vamos voltar a fazer. O distrito precisa retomar o destaque que tinha dentro de um programa de políticas públicas focado na melhoria da qualidade de vida”, enfatiza Mara.
A candidata e seu vice, Téo Cusatis, apresentam planos para retomar o crescimento de Mogi das Cruzes e de Jundiapeba, com foco em políticas públicas que promovam saúde, educação e bem-estar para a população. Conheça as propostas:
EDUCAÇÃO
- Implantação de novas creches/escolas municipais
- Acabar com a fila de espera para crianças de zero a 5 anos
- Voltar a ter a melhor merenda escolar do Estado de São Paulo
- Instalar novos Centros Municipais de Programas Educacionais (Cempres)
- Retomar os programas de música nas Escolas Municipais, como o Canarinhos do Itapety e o Projeto Pequenos Músicos…Primeiros Acordes
SAÚDE
-
- Abrir e colocar para funcionar a Maternidade Municipal
- Implantar o Pró-Odonto, zerando a fila de espera para dentista
- Implantar o Pró-Exame, zerando a fila de espera para exames
- Construir novo Hospital Municipal Veterinário Gratuito
- Implantar nova unidade da Clínica-Escola do Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Instalar o SAMU Animal
- Trazer para Mogi uma unidade regional do Cross para agilizar as transferências de pacientes
SEGURANÇA PÚBLICA
-
- Criar um Pacto de Segurança entre as Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Municipal para ampliar a segurança e oferecer tranquilidade às famílias
- Trazer o Batalhão de Ações Especiais de Polícia
- Instalar câmeras de monitoramento em vias e espaços públicos
- Ampliar o efetivo da Guarda Municipal
- Ampliar a Ronda Escolar
- Reforçar a fiscalização para combater os pancadões e o desrespeito à Lei do Silêncio
INFRAESTRUTURA URBANA
- Implantação de um Terminal de Ônibus próximo à Estação de Trem e rever todo o sistema de transporte coletivo, desde os horários até os itinerários, ampliando a frota e as linhas
- Implantar um Parque Linear às margens do Rio Jundiaí
- Pavimentação e calçamento de vias
- Ampliação de pontos de iluminação e substituição das lâmpadas por LEDs de qualidade
- Ampliar a zeladoria, mantendo as vias, guias, sarjetas e calçadas limpas
- Retomar o programa Recicla Mogi e incentivar a coleta seletiva, gerando renda para as famílias
HABITAÇÃO
- Construir novas moradias para as famílias terem dignidade e segurança de vida
- Retomar os processos de regularização fundiária, principalmente da Chácara Santo Ângelo e do Conjunto Santo Ângelo
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
- Criar núcleos industriais na Avenida das Orquídeas para gerar emprego e renda às famílias
- Criar o Pró-Jovem para capacitar e abrir as portas do primeiro emprego para os adolescentes
- Incentivar a aberturas de novos negócios
- Fortalecer os Empreendedores de Rua