Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (07), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância de parcerias entre os entes federativos para que as obras aconteçam. Lula afirmou que, se ele e Fernando Haddad ganharem as eleições, vão atender uma reivindicação antiga e levar o metrô até Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.
“Se não tiver parceria entre os governos federal, estadual e municipal, a coisa não acontece. Por exemplo, Haddad eleito governador, vamos trazer o metrô até Guarulhos. É uma reivindicação antiga. Vamos colocar no programa de governo e só pode ser feito com parceria. O Estado só não pode tudo, tem limitações”, afirmou.
Acrescentando que, em parceria forte com o governo federal, São Paulo receberá de volta parte dos impostos que ajuda a arrecadar para o país.
Estimular crescimento – O ex-presidente Lula enfatizou a importância de o poder público estimular o crescimento da economia, por meio do Orçamento da União ou de financiamento dos bancos públicos.
“Sabemos que é preciso fazer com que a economia passe por um processo de investimento, sobretudo com a decisão do governo de colocar dinheiro público, ou dinheiro do orçamento ou dinheiro do financiamento dos bancos públicos, para que a gente possa retomar o começo do crescimento econômico”.
Lula afirmou que, eleito, anunciará um grande programa de investimento em infraestrutura, como retomar obras do PAC que estão paradas. Segundo ele, quando saiu do governo 13,8 mil obras do PAC tinham sido entregues e cerca de 13 mil foram paralisadas.