Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Free Flow: CCR anuncia novo sistema de pedágio na Rio-Santos

Com os equipamentos, motoristas podem seguir viagem sem precisar parar ou diminuir a velocidade; cobrança deve acontecer a partir de março

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A partir desta segunda-feira (30), a CCR RioSP inicia a operação do Free Flow em alguns pontos da Rio-Santos (BR 101), tido como o primeiro sistema de pagamento eletrônico de pedágio sem paradas do Brasil. De acordo com o anúncio, o sistema substitui as convencionais praças de pedágio e permite uma viagem sem paradas ou diminuição de velocidade para a passagem pelos pórticos.

Durante o mês de fevereiro serão feitas as análises de fluxos e passagens com TAGs ou placas dos veículos sem nenhuma cobrança e, após eventuais ajustes nos equipamentos, a concessionária estipula o início da cobrança a partir de março.

Os pórticos estão instalados em Paraty, no km 538, em Mangaratiba, km 447, e no km 414, em Itaguaí, no trecho fluminense da estrada. Os motoristas devem apenas respeitar os limites de velocidade dos respectivos trechos das rodovias.

Há duas maneiras de funcionamento: uma pela leitura de uma TAG previamente instalada no para-brisa e outra pela leitura da placa dos veículos. No primeiro caso, a passagem será cobrada direto na fatura da operadora de TAG com o desconto previsto para o usuário frequente, que pode alcançar até 70%; enquanto para o motorista que não tem TAG instalada no para-brisa, o pagamento da tarifa poderá ser feito por WhatsApp/Chatbot, App ou portal web da concessionária, além da carteira digital, por meio de PIX ou cartão de crédito.

Cliente de TAG terá desconto de 5% mesmo com uma passagem ao mês e a tarifa deve ser paga em até 15 dias corridos após a passagem. Ao não efetuar o pagamento, o condutor estará cometendo infração de trânsito, prevista no art. 209-A da Lei nº 9.503 de setembro de 1991, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.

Até o momento da publicação da matéria, os valores da tarifa ainda não foram publicados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Para orientar sobre o Free Flow, a concessionária está com ações educativas nos locais em que a operação assistida vai funcionar. As ações de comunicação também incluem mensagens nas principais rádios do eixo, ativações em postos de serviços, hotéis, empresas e faculdades e já acontecem desde o dia 14/01. Para mais informações, o cliente da Rio-Santos pode acessar o site.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade