Nesta segunda-feira (12), o Instituto Adolfo Lutz confirmou a morte de uma mulher por febre maculosa, doença transmitida por carrapatos em São Paulo. O namorado da vítima, o piloto de automobilismo Douglas Costa, também faleceu, mas a causa da morte ainda está em análise.
O casal foi hospitalizado com quadro de febre intensa e fortes dores de cabeça, após viajar para áreas rurais de Campinas. Segundo a Prefeitura da cidade, um terceiro caso de morte é investigado, de uma jovem de 28 anos que frequentou o mesmo lugar que o casal, e apresentou os mesmos sintomas.
Ainda de acordo com as informações, o local onde as três contaminações devem ter acontecido será autuado.
Febre Maculosa
A febre maculosa é uma doença potencialmente letal, mas que pode ser curável quando diagnosticada e tratada precocemente. A doença é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é transmitida através da picada de carrapato.
Os sintomas da febre maculosa geralmente se manifestam entre 2 a 14 dias após a picada do carrapato infectado e incluem: febre, dor de cabeça e erupção cutânea.
O diagnóstico da febre maculosa é realizado por meio de testes sorológicos, reação em cadeia da polimerase (PCR) ou biópsia de pele. Essas ferramentas são essenciais para confirmar a presença da bactéria Rickettsia rickettsii no organismo do paciente.
Leia também: Febre Maculosa faz mais uma vítima em Campinas; saiba como se prevenir
Leia também: Guararema e Santa Isabel têm, juntas, 10 casos suspeitos de febre maculosa