Até 2020, Arujá não possuía nenhum Parque Municipal e tinha poucas opções de lazer e turismo, restringindo-se a quadras descobertas esportivas espalhadas pelo centro e bairros. Hoje, a cidade já conta com um parque municipal no Jardim fazenda Rincão, conhecido como Parque dos Ipês “Alcy Machado Godoy”, e outro no bairro Jordanópolis, o Parque Cidade Natureza “Alchimedes Farinelli”, estando previstas construções de mais dois parques municipais, sendo um no Jardim Real e outro na Penhinha.
Além disso, no Plano de Governo do prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr. Camargo, sobre “Turismo Sustentável” estão elencadas várias propostas, a exemplo das implantações do Parque do Lago, no bairro São Domingos, e do Bosque da Nascente, na nascente do Baquirivu, onde fica a sede da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer e a Casa do Artesão, para promoção de lazer e a Educação Ambiental.
Desenvolvimento de um Mirante Turístico, enriquecendo o turismo cultural e panorâmico, é outra iniciativa, bem como construção de uma pista de mountain bike, promovendo o turismo esportivo e a mobilidade sustentável.
Outro ponto forte do Plano de Governo de Dr. Camargo é o cuidado com os pontos turísticos já existentes como, por exemplo, o que diz respeito à reforma e revitalização das Praças do Centenário e do Coreto, além da implantação de um monumento na Praça da Bíblia, visando fomentar o turismo religioso e histórico.
Ademais, está previsto o desenvolvimento Gastronômico e Cultural, por meio da promoção de festivais temáticos, celebrando as tradições culinárias locais e estimulando a economia e a oficialização e promoção de rotas turísticas guiadas e gratuitas, abrangendo as temáticas esportivas, religiosas, gastronômicas, ecológicas e históricas, diversificando a oferta turística e educacional.