A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou nesta terça-feira (16) a Moção nº 161, que pede ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e à Concessionária Novo Litoral (CNL) a isenção do pagamento de pedágio para veículos registrados no município.
O documento, assinado por todos os vereadores, solicita que a isenção seja estendida também aos veículos de cidades vizinhas às praças de pedágio, previstas para começar a funcionar em novembro.
De acordo com os parlamentares, a cobrança da tarifa trará impactos diretos no custo de vida dos mogianos, nos produtos fabricados no polo industrial e no deslocamento de estudantes que frequentam universidades da cidade.
“São tantas mentiras contadas nos últimos anos para os mogianos, que o mínimo que o Governo do Estado deveria fazer neste momento era isentar os munícipes de Mogi das Cruzes da tarifa do pedágio”, afirmou o vereador Mauro Araújo.
O pedido destaca a necessidade de isenção nas seguintes rodovias:
- Padre Manuel da Nóbrega (SP-55)
- Mogi-Dutra (SP-088)
- Mogi-Bertioga (SP-098)
A moção será encaminhada à prefeita Mara Bertaiolli (PL), ao vice-prefeito Téo Cusatis (PSD) e aos deputados estaduais André do Prado (PL) e Marcos Damásio (PL), que devem reforçar a reivindicação junto ao governo estadual.