O mercado de estética no Brasil está em plena expansão. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor registrou um crescimento de 5,8% em 2023, movimentando cerca de R$ 60 bilhões. Esse avanço coloca o país entre os três maiores mercados globais para produtos e serviços de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Impulsionado por uma demanda crescente por tratamentos inovadores e não invasivos, o país tem se destacado na adoção de novas tecnologias que prometem resultados rápidos e eficazes. Mas o que está por trás desse desenvolvimento impressionante e quais são os procedimentos que estão conquistando os clientes?
Segundo a Farmacêutica Esteta, especialista em Estética Facial e Corporal, Jeany Costa, a popularização dos procedimentos estéticos está ligada à busca por bem-estar e à melhoria da autoimagem, estimulada pelas redes sociais e pela crescente consciência sobre saúde e cuidados pessoais. “A procura por procedimentos estéticos no Brasil reflete a busca por bem-estar, autoestima e aparência harmoniosa. As pessoas têm buscado tratamentos que sejam menos invasivos e que deem resultados mais rápido, entre eles os faciais, como a toxina botulínica e preenchedores, peeling, microagulhamento, depilação a laser, transplantes capilares, lipoaspiração e abdominoplastia, que apesar de serem um pouco mais complexos, são ideais para quem busca o contorno corporal definido, além de diversos outros”, aponta a especialista.
Esse desejo de mudanças imediatas e visíveis é um dos fatores que têm levado ao sucesso dos tratamentos de harmonização facial, como preenchimentos com ácido hialurônico e toxina botulínica (botox), que proporcionam transformações significativas com o mínimo de intervenção.
Além disso, Jeany ressalta o aumento na procura por tratamentos de rejuvenescimento da pele, como lasers e peelings químicos avançados. “A estética está em constante evolução e no momento atual as tecnologias estão em alta por permitirem que sejam feitos procedimentos minimamente invasivos e com resultados de excelência. A população vem valorizando mais a imagem pessoal e o bem-estar, até mesmo por conta das redes sociais e dos influenciadores. Elas estão cada vez mais preocupadas com a aparência buscando melhorar a sua autoestima”, afirma a Esteticista.
A diversidade de técnicas disponíveis atualmente no mercado brasileiro reflete uma mudança no perfil do consumidor, que está mais disposto a investir em cuidados estéticos como parte de um estilo de vida saudável e equilibrado.
A Dentista especializada em Harmonização Facial e Estética, Marcia Filgueiras Rodrigues, observa que o progresso tecnológico na área tem sido crucial para ampliar o acesso aos tratamentos. “As novas tecnologias como Lasers, Ultrassom Microfocados, bioestimuladores de colágeno, tudo isso tem contribuído para a escolha dos pacientes adiando a cirurgia invasiva, mas dando a aparência rejuvenescida. Não podemos esquecer que somos o terceiro maior mercado ficamos apenas atrás dos EUA e da China, tudo isso graças ao acesso mais democrático aos procedimentos, mais cursos de especialização para formação de profissionais qualificados e a entrada de gigantes do mercado mundial no país da indústria farmacêutica, além do interesse da população em estética e autoestima”, analisa a especialista.
Procedimentos que combinam estética e saúde bucal têm crescido, especialmente aqueles que promovem o alinhamento dentário e o clareamento, aliados à harmonização facial, facetas de porcelana, entre outros.
Jeany Costa também aponta que as tendências globais de beleza estão influenciando fortemente o mercado brasileiro. “Essa globalização das técnicas estéticas é um dos grandes motores do mercado, atraindo um público diversificado que busca novidades e resultados satisfatórios, motivados pela autoestima e bem estar”, explica a Esteticista.
Com o contínuo avanço tecnológico e a crescente procura por procedimentos estéticos, o futuro do setor no Brasil é promissor. O interesse pela beleza e bem-estar, agora mais acessível do que nunca, continuará a moldar as tendências e a dinâmica do mercado, consolidando a estética como um dos pilares do cuidado pessoal no país. “A popularização das franquias de estética e grandes profissionais do mercado também influenciou muito neste mercado. Somos um grande país com um mercado fantástico nesta área. Temos excelentes profissionais com uma expertise sensacional. As pessoas podem e devem se cuidar, melhorar a autoestima e terem orgulho de si mesmas”, conclui Marcia Filgueiras.