O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) é o novo Conselheiro do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). Após meses de rumores em torno da nomeação do ex-prefeito de Mogi das Cruzes para o cargo, a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) ratificou a indicação. O Projeto de Decreto Legislativo foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6).
A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Plenário do Parlamento Paulista. Conforme prevê a Constituição Estadual, antes da votação, o candidato ao cargo passará por arguição na Casa de Leis, que está marcada para o dia 12 de setembro, às 10h, no Plenário Juscelino Kubitscheck.
Assim como a GAZETA havia antecipado, o deputado federal vai assumir a cadeira do ex-Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, que está se aposentando. Embora caiba ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) a indicação ao cargo, o nome de Bertaiolli faz parte de um acordo entre os presidentes do PL, Valdemar Costa Neto (o Boy), e do PSD, Gilberto Kassab (que é secretário de Governo de Tarcísio).
Efeitos políticos
Com a definição a respeito do novo cargo de Bertaiolli, a região do Alto Tietê perde um de seus representantes no Congresso Nacional.
Além disso, o ex-prefeito de Mogi das Cruzes fica impedido de manifestar qualquer opinião nas próximas eleições municipais, isto é, ele sequer poderá apoiar algum candidato a prefeito na cidade em 2024.
O indicado
Atual deputado federal, Marco Aurélio Bertaiolli nasceu em Mogi das Cruzes. Aos 55 anos, é formado em Administração e possui diversas experiências na Administração Pública: foi vereador, vice-prefeito e deputado estadual, antes de atuar em Brasília, onde exerce o seu segundo mandato consecutivo.
A sua indicação foi assinada por 62 dos 94 parlamentares da Alesp. Outros nomes também foram indicados, com menos assinaturas: Alexandre Manir Figueiredo Sarquis (cinco apoios); Ricardo Madalena (30); e Maxwell Borges de Moura Vieira (37).