Na noite desta segunda-feira (22), o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), participará da tradicional entrevista que o Jornal Nacional, da TV Globo, realiza com os candidatos ao Palácio do Planalto em cada período eleitoral. O programa vai ao ar às 20h30 e a entrevista será realizada pelos âncoras titulares, William Bonner e Renata Vasconcelos, com a duração de cerca de 40 minutos.
Quando anunciou a realização das sabatinas, a Rede Globo divulgou que Bolsonaro havia recusado o convite, desejando que a entrevista fosse realizada no Palácio da Alvorada, mesmo sendo contra as regras do programa. No mesmo dia, a emissora confirmou a participação do candidato, após acertos com sua assessoria.
Ele será o primeiro entrevistado da série com os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas. Ainda nesta semana, o maior telejornal do país contará com a presença de Ciro Gomes (PDT), na quarta-feira (24); Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quinta-feira (25); e Simone Tebet, na sexta-feira (26).
Manifestações
Com a confirmação de Bolsonaro, grupos de oposição foram às redes sociais para convocar manifestações remotas durante a entrevista: um panelaço. Popularizado por opositores de Dilma Rousseff (PT), que batiam panelas nas janelas de casa durante pronunciamentos públicos da então presidenta, o modelo foi muito utilizado em aparições de Bolsonaro durante a pandemia.