Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alunos de Guararema celebram o Dia Mundial da Água com passeata de conscientização

Na sexta-feira (22) estudantes percorreram as ruas do bairro Itapema com mensagens sobre a importância da água e o combate à dengue
Com ilustrações e recortes de jornal, os estudantes divulgaram informações importantes pela cidade
Com ilustrações e recortes de jornal, os estudantes divulgaram informações importantes pela cidade – Foto: Divulgação/PMG

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O Dia Mundial da Água, comemorado na sexta-feira (22), contou com uma passeata organizada pelos alunos da Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini, no bairro Itapema, em Guararema. Tanto as turmas da manhã como da tarde participaram da iniciativa, que envolveu trabalhos multidisciplinares e de conscientização.

Ao longo das últimas semanas, com orientação dos professores e profissionais da Rede Municipal de Ensino, os alunos confeccionaram cartazes, desenhos, faixas e informativos com mensagens sobre o Dia Mundial da Água. E considerando a situação relacionada a dengue, o combate ao mosquito Aedes aegypti também foi tema dos trabalhos.

Com ilustrações e recortes de jornal, os estudantes montaram o ciclo de vida do mosquito, os sintomas da doença e ainda dicas de prevenção, como uso de repelentes e inseticidas.

Mas a principal mensagem é que todos devem participar do combate e não deixar água parada, o que é alcançado ao colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, tampar caixas d’água, ao desentupir calhas e guardar todo e qualquer objeto, como garrafas e pneus, em locais cobertos.

Com o objetivo de difundir a importância da água, o Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992. Três décadas depois, o tema permanece atual e inclusive se relaciona com alguns dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), como os de número 3 e 4, sobre Saúde e Bem-Estar e Educação de Qualidade.

“Ao percorrer as ruas do bairro com criações como o jornalzinho Célia News, que faz referência ao nome da escola, e ao cantar com canções e frases como “Xô Mosquito”, os alunos desenvolvem o espírito cidadão, que envolve ação e conscientização do próximo. As crianças aprendem o que deve ser feito e disseminam essas informações em casa e para toda a comunidade”, avalia a secretária municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

O combate à dengue e a importância da água também são trabalhados em outras oportunidades em sala de aula, a partir de atividades que estimulam o desenvolvimento social das crianças, sempre de acordo com cada faixa etária.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade