Representando o AGIR, o candidato a vereador de Biritiba Mirim, Fábio Rogério Barbosa, conhecido como Fábio Mohammad, solicitou à Justiça Eleitoral a impugnação da candidatura a prefeito de Reinaldo Junior (PODE), que encabeça a coligação “Biritiba para Todos”, composta pelos partidos Podemos e União. Ele alega falta de documentos obrigatórios no pedido de registro de sua candidatura.
De acordo com o processo nº 0600363-79.2024.6.26.0319, Reinaldo não teria apresentado documentos indispensáveis para o seu pedido de registro de candidatura, como certidões para fins eleitorais da Justiça Estadual de 1º e 2º graus, eventuais certidões de objeto e pé indicadas nas certidões a serem acostadas e a certidão de execução criminal da Justiça Estadual.
Diante disso, o Ministério Público Eleitoral solicitou a notificação do candidato e do partido para apresentarem suas defesas no prazo legal, nos termos do art. 41, da Resolução TSE nº 23.609/2019, assim como, juntem a documentação faltante. Caso os documentos não sejam apresentados ou, ainda que entregues, não sejam verificadas as condições de elegibilidade ou ainda existirem causas de inelegibilidade, o caso será julgado procedente, com o consequente indeferimento do pedido de registro de candidatura de Reinaldo.
A última movimentação do processo foi a juntada da petição de impugnação, que aconteceu ontem, 21 de agosto. Caso esta impugnação seja confirmada, os candidatos do partido poderão ser prejudicados, e a eleição em Biritiba Mirim poderá tomar rumos diferente do esperado, redefinindo estratégias e alianças para as eleições municipais de 2024.
Consultados pela GAZETA, os adversários de Reinaldo Junior disseram: “se ele não consegue cuidar dos documentos da própria campanha, como quer governar Biritiba Mirim?”
A equipe de reportagem também entrou em contato com Reinaldo pedindo um posicionamento sobre o assunto. Dessa forma, a matéria será atualizada assim que recebermos um retorno do candidato.