Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Agência bancária Sicredi de Salesópolis é alvo de críticas após mal atendimento

Instituição se nega a descontar cheque por conta de erro em grafia de documento
Banco deveria ter trocado o cheque, aponta advogado e a própria Secretaria de Segurança Pública / Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Um morador de Mogi das Cruzes que preferiu não se identificar procurou a GAZETA para denunciar, nas palavras dele, o “péssimo atendimento oferecido na agência bancária Sicredi de Salesópolis”. O referido cliente da instituição bancária precisou trocar um cheque na unidade e passou por momentos de constrangimento.

No dia do ocorrido, o leitor estava na Estância Turística e decidiu trocar um cheque, na modalidade “cheque endossado”, que é um tipo que permite o repasse para terceiros apenas com a necessidade de escrever o endosso na parte de trás.

Ao chegar na unidade, o cliente apresentou seu RG digital para realizar a transação. Após conferir e endossar o cheque com o nome e dados do cliente, a atendente decidiu recusar a operação por identificar um erro no documento.

No RG do cliente, o nome da cidade ‘Mogi das Cruzes’ aparecia com um erro de grafia no verso do documento, estando como ‘Moji das Cruzes’. Por esse descuido da atendente, o cheque, que já havia sido endossado por ela em nome do cliente, só poderá ser trocado por ele após regularizar o documento.

No momento em que tudo aconteceu, o cliente foi constrangido a apresentar outros documentos, a fim de conferir a veracidade daquela troca de cheque. “Colocaram a minha honestidade em dúvida”, resumiu.

De acordo com o advogado especializado em Direito do Consumidor, Felicio Kamiyama, a instituição deveria, sim, aceitar o documento apresentado pelo cliente.

“O banco, por razões óbvias de segurança, deve se cercar dos cuidados necessários para a realização da operação financeira, contudo, havendo outros documentos hábeis a comprovar a veracidade do título, bem como a identidade do portador, em se tratando de cliente, deve a mesma realizá-la, sob pena de infringir dispositivos do Código de Defesa do Consumidor”, disse o especialista.

Em nota, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), órgão emissor do RG, informou que este documento é uma cópia da certidão de nascimento, e que a grafia “Moji” está na certidão dos nascidos até 2005, portanto, não deveria ser vista como um erro ou fraude.

“A Polícia Civil, por meio Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) , esclarece que o município de Mogi das Cruzes trazia a grafia “Moji” até 2005. Caso seja de interesse, o cidadão pode agendar seu comparecimento a um posto de identificação do IIRGD e, mediante apresentação de Certidão de Nascimento / Casamento atualizada, renovar sua carteira de identidade para que a grafia de comarca e cartório sejam corrigidas”, informou a assessoria.

A reportagem não localizou assessoria da Sicredi responsável por dar a versão da empresa. O espaço segue aberto para manifestações. 

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade