A partir desta sexta-feira (9), o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo decidiram liberar o uso de máscaras de proteção facial nos meios de transporte coletivo, após recomendação do parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) – antigo Comitê Científico.
A obrigatoriedade da utilização de máscaras permanece nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais.
No transporte público, o uso passa a ser opcional, porém recomendado.
Suzano, Santa Isabel, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes informaram que aderiram ao novo decreto estadual nº 67.096/2022, que cancela a obrigatoriedade do uso de máscara em meios de transporte público coletivo.
O município de Suzano já possui decreto municipal de nº 9.830/2022. As outras três cidades citadas devem publicá-los na próxima semana.
Em nota, Arujá informou que ainda não há nenhum decreto publicado. Já Guararema mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte coletivo, além das unidades de Saúde e escolas.
Biritiba Mirim, Salesópolis, Ferraz de Vasconcelos e Poá não responderam aos questionamentos até o fechamento desta reportagem.