Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Manutenção regular na indústria evita prejuízos e acidentes

Componentes da cadeia industrial precisam de olhar técnico para minimizar riscos aos funcionários e possíveis prejuízos
Manutenção regular na indústria evita prejuízos e acidentes
Manutenção regular na indústria evita prejuízos e acidentes

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Dados do IBGE mostram que a indústria nacional cresceu 1,1% em dezembro de 2023, quinto mês consecutivo de crescimento na produção, após também registrar taxas positivas em novembro (0,7%), outubro (0,2%), setembro (0,2%) e agosto de 2023 (0,4%). Números como esses devem ser comemorados e se devem, entre outros fatores, ao alto cuidado do setor na prevenção a acidentes e investimentos na manutenção de seus parques industriais.

O aporte de recursos financeiros e educação no trabalho visa diminuir os números de acidente no trabalho, que atingiram em 2022 a casa das 600 mil ocorrências. Dentro do ramo industrial, por exemplo, segundo o técnico em Instrumentação sênior Djhones Lopes Chaves, o cuidado com a manutenção das peças é essencial para evitar falhas que possam ocasionar perdas de produção. “Ter uma infraestrutura confiável, com equipamentos em manutenção evita grande parte dos riscos de acidentes nas indústrias. Um exemplo são as válvulas de controle, fundamentais em diferentes meios da cadeia produtiva e que precisam de profissionais capacitados com conhecimentos técnicos”, destaca o especialista.

Djhones também destaca pontos que as indústrias precisam olhar com cautela para manter longe os riscos de incidentes por conta de problemas nas válvulas:

Instalação incorreta: ter um profissional sem a formação adequada é um problema, infelizmente, comum, pois a falta de capacitação pode resultar em instalações e manutenções incorretas dos equipamentos, podendo ocasionar graves acidentes.

Aplicação incorreta: devido à variedade de equipamentos disponíveis no mercado e suas múltiplas aplicações na indústria, uma válvula utilizada de forma inadequada em uma planta industrial pode resultar em graves acidentes.

Manutenção Preventiva/Preditiva: o acompanhamento de ativos por meio de software é essencial para antecipar falhas que possam ocorrer. A indústria 4.0 tem proporcionado grandes benefícios para que tenhamos um controle mais eficiente e preciso de nossos sistemas e equipamentos. Com a utilização de tecnologias avançadas, como Internet das Coisas (IoT) e análise de dados em tempo real, podemos detectar padrões de desempenho, identificar potenciais problemas e agir proativamente para evitar interrupções e incidentes indesejados. Essa abordagem não apenas aumenta a segurança e a confiabilidade dos processos industriais, mas também contribui significativamente para a otimização dos recursos e a redução de custos operacionais.

Falta de manutenção: forçar um desgaste demasiado das válvulas ou estender o uso além da sua validade traz grandes riscos de prejuízo e acidentes para a indústria, por não confiar no processo produtivo.

A triste realidade de acidentes industriais é exemplificada pelo ocorrido na plataforma P36 em maio 2001, onde 11 pessoas perderam a vida após uma série de explosões causadas por falha na válvula. Esses eventos destacam a importância crítica da manutenção adequada das válvulas, pois podem prevenir tragédias como essa, que resultaram em perdas humanas e danos ambientais significativos.

Isso mostra a importância de se cuidar desse tipo de equipamento, tão sensível e essencial para o funcionamento do nosso parque industrial. “Todo o cuidado visa minimizar os riscos de acidentes e a gravidade quando estes acontecerem. O investimento feito nesse tipo de prática certamente é menor do que o prejuízo que uma indústria teria em caso de um grande e grave episódio, além, claro, das perdas humanas que infelizmente também podem ocorrer”, finaliza Djhones Lopes.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
Reportagens - 5315
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade