Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aumenta liderança feminina na gestão de cemitérios em SP

No mês que é comemorado o dia internacional da mulher, são destacadas a crescente presença feminina na gestão dos cemitérios de São Paulo. Das sete necrópoles administradas pela Consolare, seis estão sob a liderança de mulheres, o que demonstra uma mudança significativa em um setor tradicionalmente dominado por homens.
Aumenta liderança feminina na gestão de cemitérios em SP
Aumenta liderança feminina na gestão de cemitérios em SP

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

São Paulo, março de 2024 – No mês que é comemorado o dia internacional da mulher, são destacadas a crescente presença feminina na gestão dos cemitérios de São Paulo. Das sete necrópoles administradas pela Consolare, seis estão sob a liderança de mulheres, o que demonstra uma mudança significativa em um setor tradicionalmente dominado por homens.

De acordo com a pesquisa da FIA Business School, as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil em 2023. O estudo Panorama Mulheres 2023, realizado pelo Talenses Group em conjunto com o Insper, corrobora essa tendência, destacando que o avanço da liderança feminina, embora silencioso, é contínuo.

Ao desafiar não apenas um, mas dois tabus: o de trabalhar com o luto e o de liderar em um ambiente majoritariamente masculino, essas mulheres assumem a gestão de alguns dos cemitérios mais importantes da cidade. 

As unidades que atualmente são administradas pela Consolare são lideradas por mulheres e se destacam por uma abordagem caracterizada pelo cuidado, sensibilidade e eficiência na gestão. As gestoras enfrentam diariamente desafios relacionados à organização, segurança, manutenção e empatia.

Mulheres à frente da gestão de cemitérios:

Aline Silva: graduada em Engenharia Química e de Materiais com MBA em Gestão de Processos, Aline Silva está à frente do cemitério Vila Formosa I e II, possui 763.175 m² de extensão sendo considerado o maior da América Latina, conforme dado da Prefeitura de São Paulo. Sua atuação se caracteriza pela busca constante por sustentabilidade, eficiência e qualidade nos serviços.

“Gerenciar o cemitério da América Latina representa um grande desafio. Lidar com a dimensão deste cemitério e garantir um serviço de qualidade é uma responsabilidade que abraço com dedicação e profissionalismo todos os dias”, afirma Aline.

Ariana Barbosa Ruis: formada em Arquitetura e Urbanismo, Ariana Barbosa Ruis traz inovação e frescor para a administração do cemitério Quarta Parada. É uma das gestoras mais jovem e esta à frente do cemitério Quarta Parada desde 2023. 

“Administrar o Quarta Parada é uma oportunidade para aplicar minha visão inovadora e criar um ambiente acolhedor para todos. Cada dia traz novos desafios, e estou determinada a superá-los com excelência e dedicação”, diz Ariana.

Bruna Neves Maia: apaixonada por projetos e atendimento ao público, Bruna  encontrou no cemitério Vila Mariana a oportunidade ideal para aliar suas habilidades. Possui experiência em manutenção o que contribui para uma visão inovadora sobre o setor funerário, destacando a importância da agregação de valor aos serviços.

“A gestão do Vila Mariana é desafiadora, mas também gratificante. Busco sempre trazer inovação e eficiência para nosso trabalho, garantindo um serviço digno e respeitoso para todas as famílias que nos procuram”, conta Bruna.

Alessandra Palmantin: a primeira mulher a assumir a administração do cemitério de Santana, conhecido como Chora Menino, a Alessandra tem expertise em Gestão de Recursos Humanos e compromisso com o bem-estar dos colaboradores e a satisfação dos clientes. Recentemente assumiu a gestão do cemitério Tremembé.

“A gestão do Chora Menino é um desafio que abraço com empenho e dedicação, e assim também encaro agora a gestão do Tremembé. Busco sempre criar um ambiente de trabalho saudável e acolhedor, onde todos se sintam valorizados e respeitados”, reforça Alessandra.

A presença feminina na gestão dos cemitérios sob a gestão da Consolare não se restringe apenas à administração. As experiências são fonte de inspiração para uma nova geração de profissionais no setor funerário, demonstrando que a liderança feminina desempenha um papel essencial na transformação de áreas de atuação tradicionais. Por meio de determinação, sensibilidade e conhecimento especializado, elas contribuem para a construção de um futuro mais humano, eficiente e compassivo para o setor.

Sobre a Consolare

A Consolare é a concessionária responsável pela gestão dos cemitérios da Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana, no município de São Paulo, pelos próximos 25 anos. Reunindo uma visão nacional e grande expertise nos setores funerário e de engenharia, a concessionária tem sua atuação pautada na melhoria dos serviços funerários e da infraestrutura cemiterial da cidade. Além das necrópoles, sua estrutura é composta por mais de 500 colaboradores diretos e indiretos, sete agências funerárias, mais de 120 mil jazigos/covas e 60 salas de velório.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
Reportagens - 5300
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade