Nesta semana a concessionária Estapar, responsável pela https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração do estacionamento rotativo de Mogi das Cruzes, a Zona Azul, anunciou a implantação de um novo aplicativo que irá facilitar a compra do Cartão Digital (CAD). O antigo “Vaga Inteligente” funcionará até o dia 31 de março, e após essa data, os usuários poderão utilizar o novo aplicativo “Zul+” para efetuar a compra dos créditos. Vale lembrar que o saldo restante poderá ser utilizado até acabar.
Para contar sobre a novidade, a equipe da GAZETA conversou com o diretor executivo On Street da Estapar, Beto Costa, que explicou como o novo aplicativo irá funcionar e beneficiar a população.
“O novo aplicativo é uma modernização e inovação da plataforma, que dará mais estabilidade e segurança para os usuários, e também novas funcionalidades como: pagamento por pix e boleto que antes não era possível”, contou o representante.
Para estacionar, os motoristas ainda poderão comprar o CAD em pontos de venda autorizados sem precisar utilizar o aplicativo. Como é o caso de Alessandro Brush, que utiliza parquímetros por não saber da existência do aplicativo. “Aqui em Mogi eu não sabia que dava pra comprar por aplicativo, e não tem nenhuma placa sinalizando”, comentou.
Para alertar a população, todos os equipamentos serão adesivados com QR Code que levam ao aplicativo, e a empresa fará uma série de ações locais para que os moradores conheçam a nova plataforma.
MAIS SEGURANÇA – Uma das grandes preocupações dos motoristas é deixar em segurança o seu veículo ao estacionar, seja em via pública ou estacionamentos privados. A Estapar foi questionada em relação à preservação dos automóveis que utilizam o estacionamento rotativo, caso sejam alvos de incêndio e furtos, e adiantou que a empresa não possui responsabilidade nesses casos: “Nós não temos essa obrigação hoje. Não existe essa apólice em nosso contrato de concessão, então, qualquer nova exigência que venha ser imposta, haverá uma renegociação dos termos que abrange uma série de custos, e esse, por exemplo, seria interessante, mas teria um custo que o poder concedente teria que arcar, no caso a prefeitura.”
Os vereadores José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz, e o José Francimário (PL), o Fafora, criaram um Projeto de Lei que visa garantir o direito de ressarcimento aos usuários do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul em caso de incêndio, furto ou roubo de seus veículos automotores.
De acordo com Zé Luiz, o objetivo do projeto é garantir mais segurança aos usuários, tendo em vista que a utilização é paga e sujeita à multa em caso de não pagamento.
Informado sobre o posicionamento negativo da Estapar, o vereador rebateu: “A concessionária está equivocada. A partir do momento em que é feita a concessão, a responsabilidade é da concessionária, pois é ela que realiza a operacionalização dos serviços e recebe por isso. Se aprovado, é esperado que a concessionária contrate apólice de seguro nos casos previstos na lei, como incêndio, roubo e furto. O valor da indenização é limitado a R$ 60 mil”, concluiu Zé Luiz.