Na última quarta-feira (26), o Governo do Estado de São Paulo divulgou, no Diário Oficial, que o grupo CCR, que inclui a ViaMobilidade, e o Grupo Comporte Participações S.A. já apresentaram propostas para o leilão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, que está marcado para ocorrer na próxima sexta-feira (28), na sede da B3, no Centro de São Paulo.
Agora, com as propostas para administrar as três principais linhas da CPTM apresentadas, o grupo CCR e o Grupo Comporte irão disputar oferecendo o melhor preço pela concessão das linhas.
O governo paulista afirma que o grupo que oferecer o maior desconto sobre as contraprestações que o Estado deverá pagar ao concessionário vencerá a disputa. O montante máximo foi calculado em até R$ 1,49 bilhão por ano.
Além disso, está previsto o pagamento de um aporte público para viabilizar as obras de melhoria das três linhas, com valor estimado em R$ 10 bilhões.
Quem são as concorrentes
O Grupo CCR é responsável pela operação das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô na capital paulista. E, desde janeiro de 2022, também assumiu a gestão das linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante da CPTM.
Ao longo dos últimos anos, a empresa enfrentou diversos problemas e falhas, sendo alvo de críticas constantes e investigação no Ministério Público de São Paulo. Em 2023, para evitar um processo, a ViaMobilidade assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), comprometendo-se a compensar os passageiros em quase R$ 800 milhões pelas constantes falhas na operação, que também lhe renderam mais de R$ 40 milhões em multas aplicadas pelo Estado.
Já o Grupo Comporte administra o metrô de Belo Horizonte, em Minas Gerais. E, em fevereiro do ano passado, se associou à empresa chinesa CRCC (China Railway Construction Corporation) no ‘Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos’, que venceu o leilão para a construção e operação da linha que ligará São Paulo a Campinas.