Os vereadores de Suzano votarão, na sessão ordinária de amanhã (14), com início às 18 horas, um projeto de lei que cria os “cachorródromos”, “pet parks” e “espaços pet” em praças e parques públicos do município. A propositura é de autoria do vereador Rogerio Castilho (PSB).
De acordo com o projeto, o Executivo será responsável pela implantação, execução e funcionamento desses espaços, que serão devidamente cercados e destinados ao lazer, ao exercício e ao convívio de cães e seus proprietários.
O projeto também prevê que nestes espaços sejam realizadas feiras de doações de animais, orientações de tratamento e cuidados, campanhas de vacinação, orientação veterinária e outras ações que visem ao bem-estar animal.
A propositura ainda especifica as regras a serem seguidas para utilização do local. Entre elas, estão não deixar os cães sozinhos, a responsabilização do proprietário pelas ações de seu cão e o recolhimento obrigatório de fezes do animal por seu dono.
O poder público poderá fazer parcerias com a iniciativa privada para criação desses espaços ou disponibilizar áreas públicas permanentes ou itinerantes para este fim. Ainda de acordo com o projeto, serão proibidos que cachorros das raças Pit Bull, Mastim Napolitano, Rottweiler, Dobermann e Bull Terrier frequentem esses locais sem focinheira ou conduzidos por menores de 18 anos.
“Hoje se sabe que os animais são seres cientes, capazes de sentir emoções, e cabe a todos zelarem e produzir ambientes adequados”, explicou Rogerio Castilho na justificativa do projeto.
SESSÃO SOLENE – Após a sessão ordinária, Câmara de Suzano fará nesta quarta-feira (14), às 19 horas, uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Suzanense ao secretário de Manutenção e Serviços Urbanos Samuel Oliveira. O autor da homenagem é o vereador Rogerio Castilho.
As sessões da Câmara de Suzano são realizadas no Plenário da Casa de Leis (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista) e são abertas ao público. Também é possível acompanhar ao vivo, de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).