Assim como os prefeitos, os parlamentares também estão chegando aos primeiros 100 dias de mandato. Para o vereador de Arujá Caio Guilherme de Melo (União), o Caio Mãos Solidárias, a data marca não só o início de seu mandato, mas de uma promissora trajetória política.
Aos 24 anos de idade, Caio foi eleito já na primeira eleição que disputou, um dos mais jovens de toda a região do Alto Tietê. Com 1.622 eleitores, ele foi o terceiro mais votado da Câmara arujaense.
Os resultados nas urnas foram alcançados graças a um trabalho de sete anos na Associação Mãos Solidárias, que atua no apoio pedagógico e no oferecimento de práticas esportivas a quase 600 famílias.
Na área da educação, os participantes têm acesso a aulas de inglês, informática, apoio pedagógico, entre outras ações. Já no setor esportivo, os alunos têm acesso a aulas de judô, taekwondo, futebol, futsal e outras modalidades de alto rendimento.
A arrecadação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social também faz parte das ações.
À GAZETA, o vereador definiu justamente essas áreas de atuação como os nortes de seu mandato: “A minha vivência no social me fez enxergar a cidade de uma forma diferente. Me fez ver a realidade dentro da comunidade, de muitas famílias que passam ainda, nos anos atuais, dificuldade. Com o passar dos anos, desenvolvendo o trabalho social na cidade de Arujá, a gente entendeu que tem uma classe da cidade que não vem sendo atendida da forma que deveria ser atendida. Tanto no quesito social, tanto no quesito também de ser realmente vista, visualizada”, disse.
Essa atenção pode ser vista pelos projetos de lei apresentados por Caio neste ano, dentre eles a criação dos selos “Empresa Amiga do Esporte” e “Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente Aprendiz”, além da inclusão do “Janeiro Branco”, de conscientização à luta pela saúde mental, e da “Semana do Esporte” no calendário oficial do município.
O gabinete de Caio desenvolveu uma plataforma digital, cujo link pode ser encontrado nas redes sociais dele, pela qual os munícipes podem enviar suas demandas e tê-las respaldadas entre 24 e 48 horas.
Destaque político
A aliança de popularidade, boas ideias e juventude vem dando também frutos políticos. Com sua eleição, Caio foi convidado a liderar a juventude do União Brasil no Alto Tietê, com a missão de atrair mais jovens, como ele próprio, para a luta política.
As boas relações têm gerado também resultados para a cidade: “No início do nosso mandato a gente fez uma visita muito importante em Brasília, onde pude conversar com alguns deputados federais já buscando trazer recursos pra nossa cidade. Inclusive, a gente tem um recurso que está pra chegar em breve, já nesse próximo mês”, conta.
Sobre o futuro, ainda é cedo para falar, mas uma coisa para ele é clara: “a expectativa em cima do nosso mandato é muito alta. Tanto que recebi convites do União Brasil e de outros partidos para desenvolver um trabalho político forte na nossa região, voltado à juventude, pois os jovens do Alto Tietê carecem de novas lideranças políticas.”
Questionado se esse trabalho político pode resultar em uma futura candidatura à Alesp, como deputado estadual, Caio Mãos Solidárias disse que o tempo responderá, mas reforçou que a juventude da região necessita de novas lideranças.
“É muito cedo para falar sobre o assunto (Eleições 2026), mas o que eu posso adiantar é que não só o União Brasil, mas outros partidos, eles nos procuraram visualizando que a região precisa ter uma liderança jovem, forte, em âmbito estadual, nascendo no Alto Tietê, pois a nossa região é carente de novas lideranças políticas”, observou.