15/03/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dra Silmara Marcelino, delegada das DDMs de Mogi das Cruzes e Suzano
Confira vagas para cada município e onlne

Unidades do INTS de Itaquaquecetuba realizam campanha de solidariedade para vítimas de enchente

Unidades de saúde de urgência e emergência do município arrecadam doações para desabrigados das regiões afetadas
Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Diante das fortes chuvas que atingiram Itaquaquecetuba e região nos primeiros dias de fevereiro, as unidades de saúde do município se mobilizaram para ajudar as vítimas das enchentes. A campanha solidária busca arrecadar roupas (exceto itens íntimos), cobertores, toalhas, brinquedos e produtos de higiene pessoal, desde que estejam em bom estado de conservação e devidamente higienizados.

Os pontos de coleta estão localizados no Centro de Saúde 24h (CS 24h), Centro de Saúde Infantil (CSI) e UPA Itaquaquecetuba. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal, que busca atuar não apenas na área da saúde, mas também na assistência social.

Além da arrecadação de donativos, uma ação interna mobilizou funcionários da área da saúde para prestar apoio direto aos desabrigados. Desde domingo (2 de fevereiro), equipes compostas por técnicos e enfermeiros estão atuando em um dos três abrigos montados no município.

A técnica de enfermagem, Glacia Soares, uma das colaboradoras voluntárias, destacou a importância da iniciativa: “Passando para agradecer a oportunidade de poder ajudar a população de Itaquaquecetuba. O abrigo onde ficamos não era apenas um local de acolhimento, mas um espaço humanizado, com carinho e respeito pela dor de todos”, e completou: “Foi gratificante saber que fizemos um ótimo trabalho, proporcionando conforto e segurança para essas famílias. Além disso, conseguimos registrar todas as pessoas atendidas e garantir suporte médico e social para elas.”

Para Leonardo Vicente Santos da Silva, técnico de enfermagem no Abrigo Municipal Emergencial de Itaquaquecetuba pelo INTS, atuar na linha de frente do acolhimento às vítimas das enchentes tem sido uma experiência desafiadora e transformadora: “Minha principal missão era garantir os primeiros cuidados necessários, monitorando a saúde e prestando os encaminhamentos adequados. Além da assistência técnica, foi fundamental oferecer um olhar humanizado e a certeza de que essas pessoas não estavam sozinhas”, afirmou. Ele destacou ainda a parceria com as equipes de assistência social e o impacto marcante da tragédia, reforçando que a enfermagem é, acima de tudo, uma profissão de cuidado e empatia.

A campanha segue em andamento, e os organizadores reforçam o pedido para que a população continue a contribuir com as doações.

Sobre as enchentes

As chuvas registradas entre a noite de sexta-feira (31 de janeiro) e a madrugada do sábado (1º de fevereiro) causou transtornos nas cidades do Alto Tietê. Moradores acordaram com as casas alagadas, enquanto rios e córregos transbordaram. São mais de 100 pessoas já desabrigadas, que perderam as suas casas, e estão hoje dentro de abrigos municipais. São mais de 1,2 mil famílias desalojadas, chegando ao número de 2,5 mil residências afetadas pelas enchentes.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 12938