“Nossa Senhora d’Ajuda deve estar muito feliz neste momento.” Essa foi a frase proferida por Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes, na tarde de quarta-feira (24), quando participou da cerimônia que marcou o início da última fase da restauração da Igreja Matriz de Itaquaquecetuba, que carrega o nome da já citada santa. No evento foi realizada a assinatura da ordem de serviço, por parte do prefeito Eduardo Boigues (PP), para que a https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal ajude no custeio do restante da obra.
A obra de restauração desta que é a segunda igreja mais antiga do estado de São Paulo, completando 399 anos em 2023, começou há cerca de 10 anos, com o padre Luiz Renato de Paula capitaneando a arrecadação de fundos com ajuda apenas da comunidade católica itaquaquecetubense, mesmo o templo sendo o único patrimônio cultural e histórico tombado da cidade.
Por este motivo, a aproximação da igreja com o poder público foi celebrada pelo pároco.
“Já que é um patrimônio municipal, cabe também ao município estar junto, ajudando e investindo em prol da comunidade. Essa nossa comunhão é necessária, com a igreja e o município caminhando juntos os frutos são maiores ainda”, disse.
O bispo também comemorou, mas ressaltou a atuação do padre até então: “o padre Luiz Renato, muito esforçado, com a comunidade toda, conseguiu restaurar quase totalmente e agora falta uma pequena parte, mas que custa muito, e o prefeito respondeu à solicitação para a prefeitura ajudar. O povo ganha quando as forças sociais e religiosas se juntam para se fortalecer e servir.”
Esta pequena parte que o clérigo se refere se trata da restauração da fachada da igreja, bem como vitrais e janelas. De acordo com o prefeito, que classificou o templo como o “maior patrimônio da cidade”, a expectativa é que a obra esteja concluída em setembro deste ano, quando é comemorado o aniversário de Itaquá.
“Muito feliz de estar podendo contribuir com a finalização de uma importante restauração como esta e, com a graça de Deus e de Nossa Senhora d’Ajuda, nós vamos terminar e, no dia 8 de setembro, que é a festa da padroeira e aniversário da nossa cidade, nós vamos estar aqui com um grande evento, que a gente ainda não pode anunciar, celebrando a finalização deste restauro”, disse Boigues.