A trilha do Parque Leon Feffer, em Mogi das Cruzes foi fechada nesta segunda-feira (5) para a realização dos trabalhos de desassoreamento do Córrego do Gregório, em Braz Cubas. O serviço faz parte do Programa Rio Vivos, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes.
A limpeza tem como objetivo melhorar a qualidade e o escoamento das águas fluviais, diminuindo o potencial de enchentes e com as ações sendo realizadas durante o período de estiagem. A trilha será reaberta após a conclusão do serviço, cuja previsão é o final deste mês.
Apesar disso, o Parque Leon Feffer e o centro de convenções existente no local continuarão funcionando normalmente. O público poderá utilizar as quadras e os espaços comuns, como de costume. Já o Viveiro Municipal, que também funciona no parque, passa atualmente por um trabalho de revitalização e neste momento está fechado ao público.
Além disso, como os caminhões envolvidos no desassoreamento passarão em frente ao Viveiro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal entendeu que é melhor manter o espaço sem funcionar até o fim de setembro, enquanto são realizadas as ações de melhoria e ampliação da infraestrutura existente.
Os trabalhos de desassoreamento no Córrego do Gregório acontecerão em um trecho de 1 quilômetro de extensão, desde a rotatória da avenida Valentina Mello Freire Borenstein até a foz no rio Tietê. A ação beneficiará a região central de Braz Cubas e a Vila Estação, reduzindo o risco de alagamentos, uma vez que este trecho do córrego nunca havia recebido um serviço de limpeza dessa proporção. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, já foi executado cerca de 40% do trabalho.