Abrindo as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anuncia a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. O evento promove atividades gratuitas em 40 municípios, entre eles: Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Guararema.
Com o tema “Ferrovias”, o evento acontece entre os dias 2 e 4 de agosto, promovendo o resgate da memória do sistema ferroviário paulista.
Neste ano, o evento leva programação artística para espaços históricos, com o foco na importância das ferrovias. A antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural. Um meio não só de locomoção, e sim de histórias, vivências, trocas e experiências.
“Uma vez que o sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas, ele permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do estado. Neste ano, a Jornada vai fazer o resgate dessas histórias que, por meio das rodovias, marcaram a história de São Paulo”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Confira a programação completa:
BIRITIBA MIRIM
| Ponto de Cultura Projeto Crê Ações – Av. Benedito de Miranda Melo, 126 – Vertentes. Dia 3/08, 19h
GUARAREMA
| Trem de Guararema – Rua Dr. Falcão, 4 – Centro. Dia 4/08, 16h30
MOGI DAS CRUZES
| Estação Sabaúna – Rua Francisco Rodrigues Mathias, 72 – Vila Andrade. Dia 3/08, 11h