Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tradição religiosa: um dos diferenciais da Estância Turística de Salesópolis

Município é reconhecido como um dos mais católicos de toda a região do Alto Tietê
Santuário Diocesano de São José atrai milhares de pessoas por ano / Foto: Cecilia Siqueira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Salesópolis é uma das cidades mais católicas do Alto Tietê, segundo o padre Muller, reitor do Santuário São José. O município é marcado pelas tradicionais festas religiosas que movimentam o município, não somente com a fé do salesopolense, mas, também, com o trânsito de turistas para prestigiar os mais diversos eventos que acontecem ao longo do ano.

Mensalmente acontece a “Quinta de Mês”, uma festa centenária e muito conhecida na região. O evento marca a tradição da cidade, pois teve início no final do século XVIII com a Peste Negra. Na época, o Papa Leão XIII solicitou que as igrejas no mundo rezassem a missa na devoção aos santos e aos sacramentos e fizessem uma pequena procissão. 

“Em Salesópolis, essa devoção perdura até os dias de hoje, pois as “Quintas de Mês” foram tomando uma proporção muito grande. Atualmente, a cidade tem muitos feirantes vindos dos mais diversos lugares da região. E os salesopolenses, dos mais diversos bairros, vem para participar da Santa Missa e depois fazer compras na feira”, explicou o padre.

A Festa do Padroeiro São José e a Festa do Divino Espírito Santo também compõem a agenda de festividades da cidade. O padre Muller convida os munícipes a dar continuidade nas comemorações de aniversário da cidade com a festa dedicada ao Padroeiro da cidade.

“Março é um mês dedicado ao Padroeiro da cidade, que deu nome até mesmo ao município, São José do Paraitinga. As festividades religiosas, terão início no dia 8 de março e se estendem até o dia 19, que é o dia do Padroeiro. Serão dias de novena, vindo com a acolhida de padres da nossa região. E no dia 19, a acolhida do nosso bispo diocesano, Dom Pedro Luiz, que vem para coroar o dia”, disse.

Na ocasião, padre Muller terá o seu título de pároco e reitor do Santuário renovado por mais seis anos.

“É uma alegria trabalhar em Salesópolis e com o povo salesopolense. É uma cidade muito tranquila, muito pacata. Mas de um povo muito trabalhador. Salesópolis é uma cidade devota, mas que arregaça as mangas para trabalhar. Quando vê o empenho do padre em realizar os trabalhos, eles não medem esforços para trabalhar juntos. Querem ver o crescimento da Paróquia, mas olham o crescimento da Paróquia visando o crescimento da cidade”, comentou o líder religioso.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade