A Prefeitura de Mogi das Cruzes está implantando totens de segurança em locais estratégicos nas diversas regiões do município. Os aparelhos têm estrutura para monitoramento e contato da população com a Guarda Municipal e devem estar em operação até o final de janeiro. Nesta terça-feira (10), o prefeito Caio Cunha (PODE) vistoriou um dos equipamentos, instalado na região conhecida como Praça da Jaca, no distrito de Brás Cubas.
“O investimento na melhoria da segurança da população é uma prioridade para a Prefeitura de Mogi das Cruzes, com a utilização de tecnologia voltada à inteligência. São ações complementares ao trabalho ostensivo do Governo do Estado. Os totens permitem o monitoramento em tempo real dos locais, ao mesmo tempo em que facilitam o contato da população com a Guarda Municipal”, destacou Caio Cunha.
O totem possui uma câmera de monitoramento, com alcance de 360º, cinco câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos das áreas próximas. As imagens serão interligadas com a Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança. O equipamento também possui um interfone conectado diretamente com a Ciemp, em que os moradores poderão fazer contato com a Guarda Municipal em caso de urgências e emergências. O investimento é de R$ 1,3 milhão até o final do ano.
Os totens estão sendo instalados em 10 pontos do município, definidos por meio de levantamentos e estatísticas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança, em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil. Além da Praça da Jaca, também estão recebendo os equipamentos os seguintes locais:
- Parque Botyra Camorim Gatti
- Largo do Rosárioas
- Estações Mogi das Cruzes e Jundiapeba da CPTM
- Praça Norival Tavares
- Rua Doutor Deodato Wertheimer em Braz Cubas
- Praça da Liberdade
- Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira
- Distrito de Sabaúna
Além dos totens que já estão sendo instalados, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem a previsão de implantação de outros 30 equipamentos semelhantes que ficarão em escolas municipais. A definição dos locais também foi feita após estudos, que mapearam os pontos com maior necessidade de reforço na segurança.