Na tarde de sexta-feira (24), os totens de segurança iniciaram oficialmente o funcionamento, em Mogi das Cruzes. Ao todo, 10 equipamentos foram instalados em pontos estratégicos do município, com o objetivo de diminuir a criminalidade na cidade.
O evento contou com a participação de diversas autoridades, como a do prefeito Caio Cunha (PODE), que explicou como a novidade já está beneficiando Mogi: “Antes mesmo da inauguração, os pontos em que os totens estão instalados já diminuíram consideravelmente o número de assaltos e crimes.”
A Central de Monitoramento dos Totens fica no prédio-sede da prefeitura e recebe em tempo real as imagens captadas por meio de uma série de telas. O monitoramento é realizado por guardas municipais, que possuem contato direto com as equipes da corporação que atuam nas ruas.
Os equipamentos possuem uma câmera de monitoramento, com alcance de 360º, e cinco câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos das áreas próximas.
Em recente entrevista à GAZETA, o morador da Praça da Jaca, José Silva, comentou que os “pancadões” diminuíram com a presença dos totens.
É importante ressaltar que os totens podem ser utilizados como ferramenta para autuar motoristas infratores, mas vale lembrar que esse não é o foco do equipamento, porém, em casos como os pancadões será de extrema necessidade.