Influência libanesa em Suzano é destacada em sessão solene em homenagem aos 145 anos de imigração

Vinte famílias da comunidade libanesa foram homenageadas durante cerimônia na Câmara de Suzano
Comunidade libanesa participa de sessão solene em Suzano em homenagem aos 145 anos de imigração
18 de novembro marca o Dia do Imigrante Libanês em Suzano | Foto: Divulgação – CMS

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A importância da influência libanesa na cultura e na economia de Suzano foi destacada durante a sessão solene em homenagem aos 145 anos da imigração de libaneses no Brasil, realizada na Câmara de Suzano na noite de sexta-feira passada (14). Na ocasião, 20 famílias que integram a comunidade libanesa do município foram homenageadas.

O presidente do Legislativo, Artur Takayama (PL), conduziu o evento, que também contou com as presenças dos vereadores Jaime Siunte (Avante) e Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Mineiro.

Takayama reforçou a importância da imigração libanesa para Suzano. “Famílias libanesas ajudaram a construir caminhos, abriram portas, fortaleceram o comércio, renovaram a vida comunitária. E trouxeram valores que atravessaram gerações: o amor pela família, a honestidade como princípio e a fé que não se abala”, afirmou. Ele também lembrou que o primeiro prefeito de Suzano, Abdo Rachid, era membro da comunidade. “Isso diz muito: desde o princípio, a política da cidade já era influenciada por esses valores.”

O prefeito Pedro Ishi (PL) agradeceu a homenagem prestada pela Câmara e destacou a lei de 2011 que institui o Dia do Imigrante Libanês em Suzano. Ele também mencionou o simbolismo do cedro — árvore que representa o Líbano — e sugeriu que o município adote o gesto de plantá-lo, assim como faz com as cerejeiras, em referência à cultura japonesa.

O cônsul-geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi, lembrou que a comunidade libanesa no Brasil é a maior do mundo.

“Há mais libaneses e descendentes no Brasil do que no Líbano. Temos quase 150 anos de presença neste país com muita paz e harmonia. O Brasil nos acolheu de braços abertos”, afirmou.

Representando a comunidade libanesa de Suzano, Rymon Romanos destacou a chegada das famílias ao Brasil e o legado deixado por elas.

“Trouxeram sonhos, valores, costumes, a força do trabalho, o respeito ao próximo e o amor pelos familiares. Essas famílias plantaram raízes e deixaram marcas profundas na história de Suzano.”

O mantenedor e fundador da Unisuz e do Colégio Unisuz, Joseph Nazih Franciss, falou em nome dos homenageados. Ele ressaltou que 95% dos libaneses que vieram ao Brasil permaneceram no país e relembrou episódios da presença da comunidade na história suzanense, inclusive a visita de um presidente libanês ao município.

O secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e ex-prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, destacou a atuação da comunidade em diversas áreas.

“São médicos, dentistas, engenheiros e políticos que fazem história na nossa cidade”, disse.

A primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, que tem ascendência libanesa, ressaltou a representatividade da comunidade no comércio local.

“Tenho orgulho de representar no Fundo Social de Solidariedade a comunidade libanesa”, afirmou.

A cerimônia também contou com a presença do bispo maronita do Brasil, dom Edgard Madi, do 1º sargento Vinicius dos Santos, além de secretários municipais, autoridades e representantes de cidades vizinhas.

>> Faça parte do nosso grupo no WhatsApp – clique aqui.

Os homenageados:

Rafael Abud e Esmeralda Andery Abud; Abdo Rachid; Elias Tannus Mikael Anderi e Tereza Aboud Tannus Anderi; Anis Fadul; Moukbel Youssef Antoun e Salwa Antoun; Elias Moussa Bou Assi; Pedro e Saide Cury; Nagib Elias Eid Bou Ghosn e Foutine Tannus Bou Ghosn; Georges Elias Youssef El Ghossain e Chahraban Youssef Roumanos El Ghossain; Elias Moussa Chalouhi e Dawin Chalouhi; Joseph Nazih Franciss; Zein Hassan Salman; Antonio Latuf Cury; Miguel e Elmoza Cury Andere; Edouard Dib Georges Bou Raffoul e Georgette Fahd Chamoun Bou Raffoul; Romanos Antoun; Said Youssef Rafful Youssef Elias Al-Andari; Toufic Francis Ghossain; Jorge Romanos; e Waldemar Calil.

O Dia do Imigrante Libanês é celebrado em Suzano em 18 de novembro e integra o calendário oficial do município desde 2011, pela Lei nº 4.476, de autoria do vereador Jefferson Ferreira dos Santos, o Prefeito da Academia.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *