Pelo 4º ano consecutivo, ação de simulação de acidente de trânsito acontece em Mogi das Cruzes. A ação tem o intuito de conscientizar a população em relação aos riscos de dirigir e falar no celular, não respeitar as sinalizações e dirigir alcoolizado.
De acordo com Mirian Benitez, secretária adjunta de Mobilidade Urbana, o foco principal do evento era informar os motoristas e pedestres da importância da segurança no trânsito.
“A segurança é ter respeito pelo outro, dar passagem quando necessário, e ficar atento a toda a sinalização viária”, comentou a secretária.
“Este é o quarto ano desta ação e nós conseguimos sentir durante o atendimento na ocorrência do simulado e nas ocorrências reais, a melhora na qualidade da prestação de serviço”, disse o 1º Tenente do Corpo de Bombeiros, Marcelo Miyatake.
A atividade simulou um acidente que envolveu a batida de dois carros e uma moto, resultando em 10 vítimas. O Corpo de Bombeiros juntamente com o Samu, participaram da ação com o objetivo de treinar as equipes durante o trabalho em conjunto.
As vítimas receberam os primeiros socorros do Samu e foram encaminhadas ao Hospital Luzia de Pinho Melo para continuar a simulação de atendimento.
Segundo o coordenador geral do CreSamu, Hector Trevor, as ações têm sido eficazes na cidade.
“Essas ações têm sido 100% efetivas no treinamento dos profissionais do Samu. As cenas não são combinadas, e no começo e no final são feitos apontamentos dos erros e acertos para que a gente consiga otimizar cada vez mais o tempo e melhorar a qualidade do atendimento para as pessoas”, explicou.
A simulação foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), na Av. Francisco Ferreira Lopes, em parceria da prefeitura de Mogi das Cruzes, através da secretaria de Mobilidade Urbana, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, e Guarda Municipal, além dos alunos do curso de enfermagem e da turma de medicina da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes).