domingo, 22 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Sejamos Curupiras

17 de julho: Dia do protetor das florestas e de proteção às florestas
Magno Oliveira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O Curupira é um personagem do folclore brasileiro, protetor das florestas, as defende das agressões constantes do homem, o desmatamento e a caça de animais são algumas delas. É uma das lendas brasileiras mais antigas.

Os protetores das florestas não são apenas lendas. Por exemplo, a freira Dorothy Mae Stang. Dorothy integrava a Pastoral da Terra, instituição ligada à Igreja Católica, ficou conhecida internacionalmente pela forte atuação contra os fazendeiros, madeireiros e grileiros na região do Xingu, no Pará. Dorothy foi assassinada por causa de suas bandeiras de luta, entre as quais a proteção da Floresta Amazônica.

Proteger as florestas é uma necessidade urgente, urgentíssima! Tanto que 17 de julho é chamado de o Dia do Protetor de Florestas, além de Dia do Curupira é também O Dia de Proteção às Florestas. Em comum estas datas celebram a importância da preservação das matas nacionais e internacionais. Aproximadamente um quinto das espécies do Planeta Terra vivem no Brasil, especialmente na Floresta Amazônica.

As florestas cumprem papel importante no ecossistema, nos fornecimentos de água, alimentos e medicamentos. Elas são fundamentais, ainda, para a manutenção da biodiversidade. E cumprem funções sociais e econômicas importantes aos seres humanos. Florestas contribuem com oportunidades de geração de emprego e renda.

Porém, a ganância do homem e a falta de conscientização das pessoas estão destruindo as nossas florestas. Muitos em nome do deus dinheiro cometem atrocidades. Desmatam ilegalmente as florestas. Já muitos outros contribuem direta ou indiretamente. Veja bem, ao comprar madeira ilegal, por exemplo, colabora com estas práticas abomináveis. Ao jogarmos o lixo fora do lixo maltratamos a natureza, interferimos negativamente nas florestas mesmo que estejamos distantes.

Pelo nosso próprio bem precisamos tomar consciência da importância de proteger as nossas florestas. Pequenas ações colaboram para isso: evitar o uso de fogo, não soltar balões, evitar o consumo de produtos ilegais. Separar o lixo corretamente e procurar locais de coleta seletiva em seu bairro, contribuindo para a reciclagem de materiais como papel, plástico, vidro e metal. Economizar água e energia contribui para a preservação dos recursos naturais, essenciais para a manutenção das florestas. Utilizar produtos de limpeza com formulações mais naturais, evitando o uso de substâncias químicas agressivas que podem contaminar o solo e a água. Ao adquirir produtos de madeira, como móveis, prefira aqueles com selos de certificação florestal, que garantem que a madeira foi obtida de forma sustentável.

Precisamos de mais curupiras, sejamos curupiras. Precisamos de mais Dorothys, Chicos Mendes, etc. Precisamos das florestas de pé!

Abaixo sugestões de leituras na internet para contribuir com o aumento do conhecimento sobre o assunto abordado nesta coluna:

SILVA, Daniel Neves. “Curupira”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/curupira.htm. Acesso em 16 de julho de 2025.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “17 de julho — Dia do Protetor de Florestas”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-protetor-florestas.htm.  Acesso em 16 de julho de 2025.

20 anos do assassinato de Dorothy Stang

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/02/12/morte-de-dorothy-stang-completa-20-anos-conheca-a-historia-da-freira-e-ativista-assassinada-a-tiros-na-amazonia.ghtml

Ibama celebra o Dia de Proteção às Florestas

https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2023/ibama-celebra-o-dia-de-protecao-as-florestas-nesta-segunda-feira-17

 

Texto de Magno Oliveira
????️ O debate público precisa de vozes como a do Magno Oliveira!
Quer continuar essa conversa fora do papel?
➡️ Siga no TikTok
➡️ Curta no Facebook
➡️ Entre no grupo de leitores
A coluna é só o começo.
  
Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -