A Secretaria de Indústria, Comércio e Relações do Trabalho se reuniu com comerciantes de Poá que sofreram prejuízos com as enchentes ocorridas no início do mês para ouvir as demandas do setor e debater ações para diminuir os impactos das fortes chuvas. O encontro foi realizado no último 13, na sede da Associação Comercial e Industrial de Poá (ACIP), e contou com a presença do presidente da entidade, Fábio Fernandes.
Durante a reunião, os comerciantes apresentaram suas dificuldades financeiras e emocionais causadas pelas inundações. A secretária de Indústrias e Comércio, Jeruza Reis, ouviu os relatos e destacou a preocupação da gestão do prefeito Saulo Souza (PP) em resolver os problemas das enchentes na região central e demais pontos da cidade.
“No decreto N° 8.628/2025, que estabelece Situação de Emergência em função dos estragos nas áreas afetadas pelas chuvas intensas e do deslizamento de terra registrado no Jardim Nova Poá, o prefeito destaca toda a sua preocupação com as fortes chuvas de verão, inclusive com os comerciantes e empresários afetados e que enfrentam grandes prejuízos. Vamos manter um canal de diálogo aberto com todos para discutir a diminuição dos impactos causados pelas inundações e as ações futuras também de combate às enchentes”, explicou a secretária.
A reunião contou também com a participação do diretor da Pasta, George Pereira, e do vereador e comerciante da região central, Renato da Padaria.
Ações
Desde que assumiu a gestão do município, o prefeito de Poá tem realizado ações de combate às enchentes, entre elas o desassoreamento do piscinão da Vila Romana, sendo essa uma limpeza inédita na cidade; e a instalação de gaiolas de aço em bocas de lobo com o objetivo de impedir que resíduos cheguem até a rede de esgoto, córrego e rios; além da limpeza de bueiros, vias e locais de descarte irregular de lixo e entulho.