Os adolescentes e jovens de Poá poderão conseguir seu primeiro emprego na Prefeitura de Poá e ainda receber uma bolsa auxílio como pagamento pelo trabalho prestado no contraturno escolar. O benefício está previsto no Programa “Geração SER” (Serviço, Educação e Renda) criado pelo candidato a prefeito Saulo Souza (PP). A proposta faz parte de seu plano de governo, que prevê ainda outras ações para geração de emprego e renda, como a contratação de idosos.
Segundo o candidato, que tem como vice em sua chapa o Delegado Eliardo (PP), é preciso criar alternativas para que os adolescentes não abandonem os estudos para trabalhar e para que tenham sua primeira experiência profissional.
“A maior empresa de Poá é a prefeitura e ela contratará esses adolescentes, que necessitam de uma referência, de um exemplo. Esses meninos e meninas terão condições de ver de perto o trabalho de um advogado, de uma enfermeira, de um professor ou de um engenheiro, por exemplo, e assim entender que é possível ter essas e outras profissões com estudo e dedicação”, detalhou.
Para Saulo Souza, a administração municipal servirá de exemplo que outras empresas entendam a importância de abrir suas portas para adolescentes e jovens da cidade que buscam uma primeira oportunidade.
“Eles precisam dessa experiência e de uma remuneração, seja para ajudar em casa ou para arcar com as suas próprias despesas. Outro ponto positivo é que eles sairão das ruas e não deixarão de estudar para trabalhar. Vamos criar condições para que eles façam as duas coisas.”
OUTROS PROJETOS
A gestão do candidato do PP terá também como um de seus focos para geração de emprego e renda a atração de novas empresas para a cidade, além do fortalecimento do comércio local e da Frente de Trabalho, com a abertura de novas vagas e a capacitação de jovens e adultos assistidos pelo programa com cursos que de fato possam ser aproveitados em sua vida profissional.
IDOSOS
Outra proposta é o programa 60+, que visa absorver idosos em serviços municipais, como escolas, onde poderão auxiliar em atividades educativas e administrativas, garantindo assim emprego e renda para os aposentados.
INOVAÇÃO
A inovação e a tecnologia também serão áreas que receberão atenção especial na gestão de Saulo Souza. Entre os projetos previstos estão o fortalecimento de um ecossistema de inovação, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento para atrair empresas de tecnologia e estimular o crescimento econômico; o incentivo para a criação de startups; e a criação de uma “Academia da Inovação”, que será uma escola de formação técnica para adolescentes que cursam o ensino médio em escolas públicas com estágio integrado.
“Vamos trabalhar as áreas do futuro, como robótica, programação e economia criativa. Os jovens terão acesso a novos conhecimentos e novas possibilidades de atuação no mercado de trabalho”, finalizou o prefeiturável, que defenderá ainda a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas de até R$ 80 mil, a fim de fortalecer os pequenos negócios e gerar emprego e renda.