A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba realizou a coleta de 74.040 exames laboratoriais em apenas 15 dias. Os diagnósticos foram recolhidos em 21 serviços de Saúde da cidade, entre UBSs, USF e no Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).
Com a média de 4.936 coletas por dia, a maioria dos atendimentos corresponde a hemogramas, exames de fezes, urina e colesterol. A ampliação no número de exames recolhidos foi possível graças ao novo contrato com o laboratório Biomega, assinado em maio.
A secretária de Saúde de Itaquaquecetuba, Ariana Julião – Foto: Bruno Arib
“Os exames laboratoriais são aqueles pedidos pelo clínico ou especialista na unidade de referência como hemograma, exame de fezes e urina. Temos uma demanda muito grande aqui no município e com esse contrato, vamos conseguir devolver um serviço mais rápido para a população”, comentou a secretária de Saúde, Ariana Julião.
No acordo, que tem duração de cinco anos e pode ser renovado anualmente, a entidade fica responsável pelo procedimento de coleta e análise dos diagnósticos, sendo 464 tipos de exames disponibilizados. Neste primeiro momento, as análises são realizadas em Barueri, onde está localizado o laboratório, mas nos próximos dias uma unidade será instalada na cidade.
“Em apenas 15 dias de contrato, os pacientes já estão percebendo a melhoria no fluxo de atendimento. Estamos modernizando a saúde de Itaquá com atendimentos mais rápidos sem perder a qualidade merecida”, completou o prefeito Eduardo Boigues (PP).