Objetivo é oferecer preparo para os profissionais que atuam internamente, isto é, atendimentos telefônicos, TARM e radio operadores
Por Giovanna Figueiredo / Foto: Bruno Arib
Os primeiros socorros são intervenções que devem ser realizados de forma rápida em caso de emergência – logo após um mal súbito, uma queda ou qualquer outro acidente. Esse tipo de atendimento faz parte da rotina dos socorristas, mas essa não é a realidade dos colaboradores da linha de atendimento telefônico, TARM e radio operador do SAMU 192 Mogi das Cruzes, pois esses profissionais atuam internamente.
Pensando nisso, o enfermeiro Fábio Caxico de Abreu Júnior, que é responsável pelas atividades do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do SAMU, realizou capacitação de primeiros socorros para que os funcionários consigam entender como é o trabalho de um socorrista nas ruas.
“O objetivo dessa capacitação é que eles entendam como é o trabalho do socorrista, além de aprender a lidar com situações como essas. Caso um dia o profissional venha a se deparar com alguma vítima de parada cardiorrespiratória, por exemplo, ele saberá como agir e como passar as informações necessárias para o serviço de Urgência,” explicou Caxico.
Durante a capacitação, que foi dividida em duas turmas para evitar aglomerações, respeitando as medidas protetivas para mitigar o risco de transmissão, os colaboradores do SAMU puderam aprender a como lidar com uma parada cardiorrespiratória, como fazer compressões cardíacas, o que fazer em caso de convulsões, quedas, ferimentos e outras emergências.
Um atendimento de primeiros socorros, se feito de maneira correta, pode evitar o agravamento do problema até que o atendimento especializado chegue ao local, e pode até mesmo evitar a morte de um indivíduo.