Ainda insatisfeitos, moradores de Salesópolis voltaram a reclamar do serviço prestado pela Itapress, empresa responsável por realizar a coleta de lixo da cidade. Desde quando assumiu o trabalho, há quase sete meses, ela tem dado dor de cabeça aos moradores.
Um dos grandes problemas relatados pelos munícipes é a falta de qualidade dos caminhões utilizados pela empresa. Segundo as informações, muitos estão com o pneu ‘careca’, podendo causar acidentes. Levando em consideração que a cidade possui muitos morros e a época de chuva, os caminhões correm o risco de patinarem e algo pior acontecer, dado o estado dos pneus.
Outro problema relatado são os horários em que a coleta deveria passar nos bairros.
“O horário é muito imprevisível, eles só passam a noite. Aí se coloca o lixo cedo pra fora, os cachorros rasgam tudo. Se passasse de manhã seria muito melhor. Tem vezes que é meia noite e está passando a coleta”, contou o morador do bairro do Fartura, Leandro do Prado.
Para alguns moradores, mesmo com as consequências, a solução seria trocar de empresa novamente, como é o caso da Fátima do Prado: “Sempre que há a troca de empresa, os horários ficam bagunçados, nunca tem hora certa. A população sempre merece o melhor, e se pra isso acontecer tiver que trocar de empresa, vai ser o jeito.”
Itapress notificada
A GAZETA teve acesso a uma notificação extrajudicial em que a Prefeitura de Salesópolis notifica a empresa Itapress Logística Ambiental LTDA por paralisação do serviço sem justa causa e prévia comunicação à https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal. O caso ocorreu nos dias 2 e 3 de outubro de 2022, deixando alguns bairros do município sem coleta.
No documento em resposta à notificação, consta a fala do representante da empresa, Lucas Eduardo Santana, que informou que ocorreu um imprevisto com os caminhões, sem citar quais foram no dia descrito acima. Passados seis meses desde a notificação, a empresa não mostrou resultados positivos na melhora da qualidade do serviço prestado e dos veículos que são utilizados.
Procurada, a empresa não foi localizada para se manifestar.