Em novembro, Mogi das Cruzes (SP) recebe a peça teatral “Martelo e Marreta Salvam o Planeta”, que leva conscientização ambiental de forma lúdica e gratuita para crianças de 6 a 11 anos.
As apresentações acontecerão em escolas públicas de 25 a 28 de novembro. Embora seja aberta a todos os públicos, a iniciativa tem foco nas crianças, que representam o futuro e podem atuar como multiplicadoras da mensagem dentro de suas famílias e comunidades.
Além de estimular a consciência ambiental, a peça promove valores de cidadania e empatia, incentivando o cuidado com o próximo, os animais e o meio ambiente. O caráter interativo coloca os pequenos no centro da ação, fortalecendo o senso de protagonismo e tornando-os parte ativa da narrativa.
A urgência do tema é evidente: de acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA, 2023), o mundo precisa reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030 para evitar os piores efeitos do aquecimento global. Nesse contexto, iniciativas educativas e culturais se tornam fundamentais, já que, segundo especialistas, a formação de hábitos sustentáveis desde a infância é uma das formas mais eficazes de gerar impacto coletivo a longo prazo.
Ao explorar o poder do brincar como ferramenta de aprendizado, “Martelo e Marreta Salvam o Planeta” transforma o conhecimento em uma experiência divertida e memorável. Mais do que entretenimento, a peça contribui para a conscientização ambiental de crianças e suas famílias, unindo arte, cultura e educação em prol de um futuro mais sustentável.
Realizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o projeto “Martelo e Marreta Salvam o Planeta” tem produção da Troupe Trotte, apoio da Komedi Projetos e Vida Flats, patrocínio da RUD Correntes e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.
“A RUD tem em sua essência o compromisso com a sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento humano. Acreditamos que cuidar do planeta é uma responsabilidade compartilhada — e começa pela educação das novas gerações. Por isso, apoiar o projeto ‘Martelo e Marreta Salvam o Planeta’ é, para nós, uma forma de unir cultura, consciência ambiental e cidadania. Ficamos muito orgulhosos de contribuir para iniciativas que inspiram crianças e comunidades a construírem um futuro mais responsável e solidário”, comenta Luciano Fernandes, Diretor Administrativo e Financeiro da empresa.
Sobre a RUD Brasil: A empresa está localizada em Mogi das Cruzes (SP), é a representante brasileira do tradicional Grupo RUD, uma organização alemã fundada em 1875. Ao longo de 150 anos de história, o Grupo RUD tornou-se referência mundial em tecnologia de correntes e sistemas de movimentação, elevação e amarração de cargas, atuando hoje em mais de 120 países com unidades produtivas e centros de engenharia na Alemanha, Brasil, EUA, Índia, China e diversos outros polos industriais globais. Desde sua chegada ao Brasil, há mais de quatro décadas, a RUD consolidou-se como uma empresa de engenharia aplicada, que combina a precisão alemã com a inovação e flexibilidade brasileira para oferecer soluções sob medida a diversos setores da economia — entre eles, mineração, siderurgia, papel e celulose, cimento, portos, petróleo e gás, construção, florestal e defesa.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos — exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural — e abater o valor total ou parcial do apoio no Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, devem distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei nº 8.313, o mecanismo de incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).
Serviço:
“Martelo e Marreta Salvam o Planeta” em Mogi das Cruzes
EM Profa Wilma de Almeida Rodrigues
Lambari, S/N Km 18, Estr. Taboão do Parateí
Apresentações: 25/11/2025, às 10h00 e 14h00
- M. Prof. Jacks Grinberg
Av. Amazonas, 499 – Vila Nova Cintra
Apresentações: 26/11/2025, às 08h30 e 14h30
EM Professora Teresa Martins Pinhal
R. José Galdino de Castro, 252 – Vila Jundiaí
Apresentações: 27/11/2025, às 10h00 e 14h00
Escola Municipal Kaoru Hiramatsu
Estrada Velha Mogi Santa Isabel, 11600 – Taboão
Apresentações: 28/11/2025, às 09h30 e 14h00












