24/04/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Criminosos foram encaminhados ao Distrito Policial Central de Itaquaquecetuba
Nenhum senador se manifestou contra o fim da reeleição na CCJ
A lista de estudantes aprovados na primeira chamada para o primeiro semestre está disponível no portal do Provão Paulista
O SISAR foi instalado na Vila Cristina, área mapeada pela Defesa Civil como de risco geológico
A obra de arte, no formato de árvore, está instalada dentro e ao redor da escola, ocupando 1.200 m²

Programa ‘Arujá, Aqui tem Cultura’ já conta com mais de 2 mil participantes

Em 1 mês de projeto, Secretaria de Cultura amplia o número de vagas em mais de 150%
Até 2024, a média era de 780 pessoas participantes I Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Pouco mais de um mês após o lançamento do programa “Arujá, Aqui Tem Cultura!”, os resultados positivos já estão se concretizando na cidade. À frente da Secretaria de Cultura, Rogério Gonçalves Pereira, o Rogério da Padaria, explicou que, somente neste primeiro momento do programa, ao menos 2 mil pessoas já estão participando das atividades oferecidas pela Pasta. Até 2024, a média era de 780 pessoas participantes.

Em entrevista concedida à GAZETA na Praça da Juventude, onde está localizada a sede da Secretaria de Cultura, no bairro Mirante, Rogério da Padaria falou sobre o início do seu trabalho na Pasta – no mandato anterior, ele foi secretário municipal de Governo, assumindo a Cultura este ano.

“Olha, está muito bom trabalhar na Cultura, porque os artistas da cidade e a população arujaense realmente compraram a ideia da Cultura. Então, hoje o arujaense está vivendo a cultura da cidade. Nós lançamos o programa ‘Arujá, Aqui Tem Cultura’, e já estamos colhendo os frutos. Naquele momento, a gente tinha fechado o ano de 2024 com cerca de 780 vagas em Cultura. Com o lançamento do programa, ampliamos para mais de 3.500 vagas. Hoje, nós já temos mais de 2 mil pessoas matriculadas nos cursos, e esperamos chegar a 2.500 até o meio do ano”.

Para isso, a municipalidade passou a utilizar 12 polos culturais espalhados pela cidade, oferecendo oficinas e cursos de 38 modalidades, voltados para todas as idades. Antes, a prefeitura atendia os pouco mais de 700 alunos em 20 modalidades. Um dos braços do projeto é a Cultura Itinerante, programa que leva atividades culturais a todos os bairros.

“Com o projeto Cultura Itinerante, fizemos o Carnaval tanto no Complexo do Calango como Parque dos Ipês, no Parque Cidade Natureza, na Mário Covas e no Clube União. Movimentamos mais de 5 mil pessoas sem nenhuma confusão, sem nenhum problema. E iniciamos agora, na semana passada, as atividades em três bairros. Nós estamos às terças-feiras na Vicente Matheus, no período da manhã e no período da tarde. Às quartas-feiras no Retiro. E às quintas-feiras no Jardim Via Dutra. Teremos um ciclo de três meses nesses bairros”,

Ao destacar que o prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr. Camargo, tem o objetivo de mudar o perfil da cidade, com a meta contínua de resgate do orgulho de ser arujaense, Rogério da Padaria acredita que a Pasta de Cultura está atingindo o objetivo do prefeito.

“O nosso foco na Cultura é a democratização das vagas, estamos democratizando para todo mundo. Hoje, tanto o filho da pessoa que tem uma condição financeira melhor, quanto aquelas pessoas que tem uma condição inferior, eles podem fazer aulas de piano, por exemplo. Então, é essa a nossa fala, é democratizar a cultura, para que todos saibam que a cultura não é elitizada, a cultura é para todo arujaense”, concluiu o secretário, garantindo que sua gestão à frente da Pasta será marcada por um setor “vibrante e repleto de novidades ao longo do ano inteiro.”

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 13150