O prefeito de Arujá, Luis Camargo (PSD), o Dr Camargo, deu mais um passo em direção a sua intenção, anunciada desde o início de seu primeiro mandato, em 2021, de mudar o perfil da cidade, anunciando um megaprograma na área da Cultura, o “Arujá, Aqui Tem Cultura!”. A iniciativa oferece cerca de 3,5 mil vagas em mais de 30 modalidades de oficinas e cursos gratuitos.
Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (11), no Paço Municipal, ele explicou que seu primeiro mandato foi voltado a melhorias em questões mais urgentes à população, como saúde, educação, segurança pública e empregabilidade. Agora, além de continuar este trabalho, voltará as atenções a garantir também formas do povo “viver Arujá”.
“A população precisa ter atividades no final de semana. Não tem sentindo, numa cidade como a nossa, que já é quase uma cidade de médio porte em nível populacional, a população ter de se deslocar daqui para realizar suas atividades, seu lazer”, disse.
Para isso, a municipalidade utilizará 12 polos culturais espalhados pela cidade, oferecendo oficinas e cursos de 38 modalidades, voltados para todas as idades. Antes, a prefeitura atendia cerca de 700 alunos em 20 modalidades. Um dos braços do projeto é a Cultura Itinerante, programa que levará atividades culturais a todos os bairros.
“Uma coisa que o prefeito sempre falou e defendeu no nosso governo é que as pessoas vivem nos bairros, então, com o Cultura Itinerante a gente espera atingir os quatro cantos da cidade. Já fizemos uma pesquisa de campo ouvindo a população, perguntando ‘que tipo de modalidade da cultura você quer que venha para o seu bairro?’, e, com exceção do piano, é claro, que não dá para levar na cabeça, nós vamos levar as modalidades até os bairros”, explicou o secretário de Cultura, Rogério Gonçalves Pereira, o Rogério da Padaria.
De acordo com ele, além das aulas, o projeto também levará apresentações de artistas arujaenses aos bairros, também como forma de valorizar a identidade cultural da cidade.
Nos polos que já oferecem aulas, as novas modalidades já estarão disponíveis a partir do dia 24 de fevereiro; nos novos, em 10 de março. Mesmo mês em que se iniciam as atividades da Cultura Itinerante. E, segundo o secretário, em abril será lançada uma agenda cultural. As inscrições podem ser feitas pelo site da prefeitura.