A 1º Edição do Agro Summit em Biritiba Mirim trouxe mais de 150 agricultores, produtores, empresários e estudantes para o Centro Esportivo Cultural Kaikan no último dia 13. Resultado de uma parceria entre a prefeitura, Sebrae, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural e Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), a ação realizou rodas de conversas entre renomados cientistas, pesquisadores e produtores, trazendo assuntos importantes para o dia a dia no campo e promovendo o aprofundamento de conhecimentos técnicos.
Abrindo o evento, o pesquisador do Instituto Biológico, Dr. Marcelo Eiras, falou sobre ensaios de campo na região, seus resultados e possíveis manejos para a produção de hortaliças como forma de prevenir o “vira cabeça” em alfaces e outras viroses.
Já no segundo bloco, o pesquisador do Instituto, Dr. Mario Sato, ministrou sobre os resultados de pesquisas de campo no Alto Tietê, controle de tripes com ácaros predadores e o tema controle biológico para hortaliças.
Por fim, o pesquisador e professor da Unitau, Dr. Paulo Fortes Neto, falou sobre a microbiologia do solo e como o ph do solo e os microrganismos interagem para evitar doenças, além do quanto o uso de resíduo da indústria da celulose beneficia o cultivo de hortaliças.
Diante do sucesso da primeira edição, a Prefeitura de Biritiba Mirim já confirmou a realização da segunda edição em um espaço ainda mais aconchegante, garantindo conforto e mais vagas para mais pessoas participarem.












