A Secretaria de Saúde de Suzano promove até a sexta-feira da semana que vem (31) uma busca ativa nas unidades da Atenção Básica para identificar pacientes que apresentem sintomas de tuberculose. A campanha para reduzir o impacto da doença é motivada pela proximidade do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em todo dia 24 de março. A ação vem ocorrendo desde a última sexta-feira (17) durante o horário de funcionamento dos postos, de 7 às 17 horas.
Vale ressaltar que não há visitas em domicílios e sim abordagens aos pacientes que estiverem em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidade de Saúde da Família (USFs). Na ocasião, os pacientes são questionados sobre o sintoma mais comum da tuberculose, que é a tosse seca por duas semanas ou mais. Os que tiverem esse sintoma em casa também podem se dirigir, por conta própria, a uma das unidades. Os endereços e telefones, para quaisquer esclarecimentos, podem ser encontrados pelo link www.suzano.sp.gov.br/web/
Os agentes também buscam identificar, mediante as informações colhidas junto aos pacientes, se outros sintomas que possam intensificar as suspeitas em relação ao aparecimento da doença estão sendo apresentados. O quadro de saúde que incluir, além da tosse, febre, suor noturno, perda de peso, dores no peito e fadiga pode indicar um estágio mais avançado da enfermidade, que provocou quatro óbitos no município de Suzano em 2022
Para a diretora de Vigilância em Saúde da pasta, Maria Cristina Perin, o controle dos casos de tuberculose deve ser uma preocupação constante. “Não houve aumento considerável de casos, contudo, por se tratar de uma doença com estigmas do passado, há necessidade de realizar ações de combate e conscientização da população quanto à essa enfermidade”, comentou.
O secretário de Saúde, Pedro Ishi, ressaltou a mobilização das equipes em torno da identificação dos casos de tuberculose. “Reservamos duas semanas em nosso calendário para garantir uma assistência voltada à essa doença. Além dos atendimentos rotineiros das unidades de saúde, vamos focar no levantamento de possíveis casos de tuberculose durante essa segunda quinzena de março. Temos esse cuidado de evitar que doenças importantes voltem a ser uma ameaça para nossos munícipes”, destacou o chefe da pasta.