Arujá deseja ser mais um local turístico do Alto Tietê, e possui potencial para isso. Senão uma Estância Turística, um MIT (Município de Interesse Turístico). E a prefeitura está se empenhando, como nunca esteve, para alavancar esse setor, garante Renan Lucena, secretário de Turismo da cidade.
Em apenas um ano, houve a instituição do guia municipal turístico (visitearuja.com.br), a revitalização de espaços gastronômicos, a elaboração do Plano Diretor de Turismo, criação de novos eventos que estão movimentando Arujá e a implantação da sede da Secretaria de Turismo e Lazer na entrada do município.
“A partir do momento em que nós entramos [no Turismo], conseguimos criar e elaborar algumas ações para fortalecer o turismo na cidade. Nosso objetivo e o objetivo do prefeito é fomentar a economia, elevar o nome da cidade em toda a região e no Estado de São Paulo”, afirma, o secretário.
Segundo Lucena, os projetos para 2023 aprovados pelo prefeito Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo, contemplam a implantação de um mirante tur´ístico no Parque do Ipês, a revitalização de vielas e escadões, implantação da casa do artesão e outras ações que irão expandir as atividades turísticas de Arujá.
“Aliás, o mote do nosso prefeito é a geração de emprego. Por isso, estamos criando a Escola de Turismo, que vai ser aqui, na própria Secretaria. Vamos ofertar cursos gratuitos de capacitação para o setor turístico, e os primeiros cursos serão de inglês e espanhol. Todos poderão fazer”, relata.
Lucena e Lucena
“Foi muito especial para mim essa convocação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), chamando meu pai para estar na Secretaria de Turismo [do Estado]. Nos fortalece muito não só de Secretaria para Secretaria, mas também na representatividade perante os outros municípios”, declara Lucena referente à proximidade com o novo secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena.
Essa ligação entre os dois secretários deve gerar bastantes acontecimentos bons para Arujá em relação ao turismo.
Uma resposta
Olá. Será de grande valia esses cursos de idiomas. Vejam a possibilidade de fazer a noite ou sábados. Me formo em turismo no meio desse ano. Mas trabalho durante o dia