Em meio às ruas asfaltadas e à correria do cotidiano, os moradores do bairro Vila Industrial, em Mogi das Cruzes, Sérgio Neves, 55 anos, e João Batistaca, 56, transformaram um espaço comum em um grande pomar ao ar livre, que possui mais de 30 árvores frutíferas. A iniciativa está revitalizando o bairro, uma árvore de cada vez, e deve se expandir ainda mais.
Tudo começou há oito anos, quando os amigos decidiram plantar um pé de limão na Rua Benedito da Silva, nas costas da empresa Air Products, tudo com autorização, por se tratar de uma área privada. Desde então, o número de árvores sendo plantadas só aumentou.
Sérgio Neves ainda dividiu uma curiosidade com a GAZETA sobre o primeiro ‘pé’ plantado: “O primeiro que plantamos foi um pé de limão. E até hoje não deu nada. Enquanto as outras, tudo já deu. Olha que engraçado”, comentou.
Essa adversidade não fez com que os amigos desanimassem, e por isso, atualmente o pomar abriga mais de 20 espécies diferentes de frutas, dentre elas: goiaba, manga espada, lichia, jambo, jabuticaba, amora, pitanga, acerola, abacate, mamão, laranja, mexerica, pêssego, maracujá, manga coquinho, cereja entre outras.
Sérgio Neves tem cuidado do pomar sozinho, pois seu grande amigo João faleceu há mais de um ano. Ele pretende passar o projeto para outras pessoas futuramente, para que a tradição não se perca.
“Nós idealizamos esse projeto juntos, ele me ajudou muito. Quem quiser e tiver interesse, nós estamos aqui para passar para frente, para prosperar e dar continuidade. Mas, eu sinto que nem todos querem fazer isso”, explicou.
O pomar possui cerca de 200 metros de extensão, e o maior sonho de Sérgio Neves é ver os canteiros da Avenida Cavalheiro Nami Jafet com muitas árvores frutíferas, a ponto de parar o trânsito. “A minha intenção que eu plantei ali é, um dia, quem sabe, se Deus assim permitir, ver esse trânsito parado e o pessoal parando para pegar manga, abacate, laranja, ameixa, esse que é meu sonho”, disse.