Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Podia ser melhor

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

De acordo com o Atlas da Violência divulgado pelo IPEA na terça-feira (18), dos cinco municípios do Alto Tietê com mais de cem mil habitantes, dois aparecem no ranking das 20 cidades com a menor taxa de homicídios do Brasil.

O ranking leva em conta os 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Desse total, 57 apresentaram taxas menores de 10 homicídios por cem mil habitantes, sendo 32 deles em São Paulo, ou seja, 56%.

Considerando apenas o Alto Tietê, Poá é a cidade mais bem colocada, na 12ª posição, com 5,8 homicídios por 100 mil habitantes. Mogi das Cruzes vem em seguida, com taxa de 6,0. A média entre todos os municípios do Estado de São Paulo, é de 10,8.

Na sequência, Suzano registrou 10,4% e aparece na 63ª posição no ranking, enquanto Ferraz de Vasconcelos é o 66º, com 10,6 homicídios por mil habitantes. O único município acima da média estadual é Itaquaquecetuba, na 81ª colocação, com 12,2 homicídios a cada cem mil moradores.

O governador Tarcísio de Freitas celebrou os dados que, de fato, no geral, são muito melhores que a média nacional. Entretanto, o que o chefe do Executivo paulista não menciona é que a política de segurança pública adotada no Estado a partir de sua posse em 2023, deve fazer com que os próximos índices anuais sobre violência dispararem fortemente.

Que o digam os 56 civis mortos durante a Operação Verão promovida pela Polícia Militar paulista entre o final do ano passado e o início desse ano no Litoral Paulista, que deixou estarrecida a população de todo o País.

O combate à violência é vital e precisa ser duro. Mas precisa ser feito de modo estratégico, inteligente e eficiente, de modo que leve à redução desses números em todo o Estado e não ao seu aumento.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade