20/03/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cláudio Lembo faleceu na madrugada desta quarta-feira (19)

Patrulha Maria da Penha inicia ações de conscientização nas escolas de Poá

Iniciativa visa orientar a comunidade escolar sobre violência doméstica, a importância de denunciar e como agir em casos de agressão
Projeto percorrerá todas as unidades escolares do município
Projeto percorrerá todas as unidades escolares do município - Foto: Secom / Prefeitura de Poá

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Poá, por meio da Patrulha Maria da Penha, iniciou o projeto “Maria vai à Escola”, com rodas de conversas sobre a Lei Maria da Penha para os alunos das redes municipal e estadual de ensino. O objetivo da ação é conscientizar a comunidade escolar sobre a prevenção da violência doméstica, a importância da denúncia e como agir ao sofrer algum tipo de agressão e se tornar vítima.

O projeto, que iniciou nesta semana nas Escolas Estaduais Margarida de Camillis, na Vila Varela, e Benedita Garcia da Cruz, em Calmon Viana, percorrerá todas as unidades escolares do município. Entre os assuntos debatidos nos encontros estão o trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha no município, o que é a violência doméstica, seus ciclos e os tipos de violência, sendo elas física, patrimonial, moral, psicológica e sexual.

Durante as conversas, ainda é destacado os direitos da mulher durante e após o registro de ocorrência e as principais medidas protetivas. No final, ainda há espaço para as dúvidas e opiniões dos estudantes. “Segurança pública é um assunto sério e fortalecemos a prevenção levando informação. Além disso, em caso de violência contra mulher, enfatizamos a necessidade da efetivação de registros de boletim de ocorrência nos órgãos competentes, onde quer que ela ocorra”, explicou o vice-prefeito e secretário de Segurança de Poá, Delegado Eliardo.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Poá, Kelly Aparecida Pedro, destacou que grande parte desses tipos de violência acontecem no âmbito familiar e rodas de conversa são de extrema importância para crianças e adolescentes terem informações e saberem identificar quando estão sendo vítimas.  “É muito importante conscientizar adolescentes e jovens sobre a importância do respeito aos direitos humanos, levar informação sobre esse tema e assim prevenir e evitar as práticas de violência”, acrescentou.

Para o prefeito Saulo Souza (PP), o programa é mais uma ação adotada pelo município que visa reforçar o bem-estar e a segurança da população feminina de Poá. “Nosso compromisso é cuidar e garantir os direitos das mulheres poaenses e para isso vamos atuar em diferentes frentes, inclusive nas escolas, dialogando com os estudantes e levando conhecimento sobre as formas violência e como denunciá-las”, finalizou.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 12970