Vereadora “rouba” posição que põe cidade em evidência no Estado de São Paulo
Por Aristides Barros / Foto: Reprodução
A vereadora Ray Rebeca (PDT) despertou a ira de pessoas que trabalham para o desenvolvimento turístico de Salesópolis quando afirmou, durante uma live, que a cidade havia perdido o título de Estância Turística, o que não é verdade. A parlamentar logo retificou a informação alegando ter cometido um equívoco, mas o estrago já estava feito e se propagou pela cidade, repercutindo negativamente junto aos órgãos da https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal.
Na Secretaria de Turismo de Salesópolis, Monike Cáfaro Arouca Sobreira, que é a detentora do cargo, viu com sobressalto a falha da parlamentar. “Ficamos estarrecidos com a afirmação”, pontuou a secretária. “Cabe a cada um buscar a veracidade e apurar os fatos antes de transmitir as informações”, destacou. “Estamos cumprindo todos os requisitos para a manutenção de nosso título de Estância Turística”, ressaltou.
“Devemos zelar pelo nosso título de Estância Turística e o cuidado e pertencimento da população em relação ao tema é parte importante e crucial no processo de evolução e consolidação do desenvolvimento turístico. Muitas pessoas vivem do turismo em nossa cidade e o trabalho vem sendo ampliado e intensificado para tornar cada vez mais o segmento fonte de geração de emprego e renda”, destacou Monike Cáfaro.
“O ‘trade turístico’ engloba todos os setores que movimentam e fomentam o setor, têm muitas pessoas mobilizadas e envolvidas neste sentido e mais a participação efetiva do Comtur e outras instâncias da sociedade civil organizada. Nesse contexto, o poder público tem assumido seu papel de gestão frente ao turismo e, nesse modelo de participação coletiva, temos conseguido avançar significativamente”, expôs a secretária.
Retratação
A vereadora Rebecca Barbosa usou as redes sociais para se desculpar pelo erro cometido escrevendo: “Falei que Salesópolis perdeu o título de Estância Turística, me confundi com as informações de uma outra reunião que participei. Estou aqui para corrigir meu equívoco.”
Já a secretária de Turismo de Salesópolis disse que vai enviar documento à Câmara visando que a vereadora também se retrate oralmente se “desculpando pelo erro contra a cidade durante a sessão da Câmara”.
Monike Cáfaro foi perguntada se erros dessa natureza, partido de um agente público, não prejudicam a imagem da cidade. A secretária preferiu não tecer nenhum comentário.
Estância Turística é um título concedido pelo Governo do Estado a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Esses municípios devem dispor de infraestrutura e serviços dimensionados à atividade turística.