A Secretaria Municipal de Saúde completa nesta semana a programação voltada ao incentivo e esclarecimento sobre aleitamento materno. Desde o início do mês, estão sendo realizados diversos eventos para chamar a atenção das mães e das famílias sobre a importância da amamentação que, além de econômica e sustentável, é a melhor alimentação para os bebês.
Neste ano, o Agosto Dourado tem como slogan “Fortalecer a amamentação, educando e apoiando”, ou seja, vem trabalhando a informação junto à comunidade sobre a importância do apoio à amamentação materna.
“Os bebês até seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno. Não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água”, explica a médica pediatra Rosângela Cunha, do Banco de Leite Humano.
Após os seis meses de vida, o bebê começa a receber alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais. Outras vantagens da amamentação são nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.
O tema está sendo frequente nas ações promovidas pelos Postos de Saúde e também em programas sociais como Quitanda Social, Rede Alimenta Brasil, Estratégia Saúde da Família, Programa Mãe Mogiana, grupos de gestantes e também nas maternidades da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes e Mogi Mater.
Confira a agenda dos próximos encontros do Agosto Dourado
Dia 22/08 – 9h – Grupo de Gestantes na USF Jardim Aeroporto 2Dia 22/08 – 15h – Encontro com equipe multiprofissional do Hospital Dr. Arnaldo
Dia 24/08 – 14:30h – Grupo de Gestantes na UBS Alto do Ipiranga
Dia 24/08 – 13h – UBS Ponte Grande: Roda de Conversa com equipe multiprofissional na UBS Ponte Grande (avenida Lothar Waldemar Hohene, 70).
Dia 25/08 – 14h – Encontro com equipe de agentes comunitários do município de Biritiba Mirim